Turismo comunitário: tem novidade em Maraú, na Bahia

turismo-comunitario-novidade-marau-bahia
Você já deve ter lido sobre Maraú em algum lugar. Você já deve saber que essa península, no litoral sul baiano, ainda guarda ares de paraíso perdido. O destino está longe de ser desconhecido. A vila de Barra Grande, que recebe a maioria dos turistas na região, é repleta de pousadas, e Taipu de Fora, com piscinas naturais perfeitas pra mergulho, sempre aparece nas listas das praias mais lindas do país.

Você também já deve saber que chegar ali não é fácil: é preciso pegar uma lancha, em Camamu, ou percorrer longos (e às vezes precários) trechos de terra a partir de Ilhéus. É justamente essa dificuldade de acesso que preserva muitas praias e vilas da península – e transforma uma viagem até lá numa experiência encantadora.

Desenvolvimento Sustentável

Até aqui, tudo bem. Agora vamos à melhor notícia, pra quem conhece ou não a Península de Maraú. Entre muitos recantos preservados do lugar, um deles é a longa Praia do Cassange. E, das hospedagens que ficam ali, uma se destaca pela preocupação constante com o desenvolvimento sustentável do lugar: a Pousada Lagoa do Cassange, que, entre outras ações, emprega mão de obra local e mantém o Instituto Promar, ONG dedicada a projetos de educação.

Um desses projetos envolve a Vila do Saleiro, comunidade próxima da pousada. Em julho de 2014, os moradores do Saleiro e o Instituto Promar realizaram um sonho. Através de uma campanha de crowdfunding bem-sucedida, na plataforma da Garupa, eles levantaram R$ 52.481 (mais que o dobro da meta) para a construção de um centro cultural e comunitário – um lugar para visitantes e moradores se reunirem em torno das tradições culturais locais.

marau

A realização do projeto teve tanto sucesso quanto a campanha. O centro cultural, batizado de Espaço Harmonia do Saleiro, já começa a funcionar a todo vapor. “Temos uma rotina, uma programação fixa. Durante a semana há aulas de música, dança, capoeira, atividades de leitura e até uma sala de 6º ano do ensino médio. Aos sábados e domingos fazemos eventos como rodas de música, com apresentações dos alunos, e festas da comunidade”, diz Isney Giuliano, idealizadora da campanha – e, não por acaso, dona da Pousada Lagoa do Cassange. Pura inspiração.

Leia mais sobre a Pousada Lagoa do Cassange no Guia Garupa do Brasil Autêntico.

Post publicado originalmente no site da Garupa em 08/11/2016.

Deixe uma resposta

Na Garupa

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.