“Tudo incluso” ganha um novo significado em campanha de turismo com imagens de Annie Leibovitz e outros fotógrafos

"Tudo incluso" ganha um novo significado no turismo em campanha com imagens de Annie Leibovitz e outros fotógrafos

Durante décadas e décadas nos acostumamos a ver nos anúncios das agências e operadoras de turismo o termo “tudo incluso“. Traduzido do inglês “all inclusive”, ele era usado para informar aos consumidores que no preço estabelecido para um pacote, por exemplo, estavam incluídas todas as despesas com passagens aéreas, estadias, alimentação… Mas na atualidade, quando tanto falamos sobre a importância da inclusão e da diversidade, a expressão muitas vezes parece inadequada… Ainda mais quando o que mais se vê na publicidade do setor são mulheres magérrimas, crianças sorridentes e homens com corpos semelhantes aos dos deuses gregos…

Foi com o objetivo de mudar a cara do marketing turístico e promover uma maior inclusão nas campanhas desse mercado que diversos fotógrafos, entre eles, a consagrada Annie Leibovitz, foram convidados pela companhia Celebrity Cruises para registrar pessoas de verdade viajando: turistas com deficiência, de diferentes raças, tamanhos e religiões. Exatamente o tipo de gente que encontramos na vida real!

Batizado de All-Inclusive Photo Project”, a iniciativa conta com um banco de imagens gratuito e acessível para outras empresas da área de turismo. Além de Annie Leibovitz, participam do projeto a artista LGBTQ negra Naima Green, o fotógrafo e cineasta australiano de ascendência malaio-chinesa Jarrad Seng, bem como o fotógrafo e triplo amputado Giles Duley.

As lentes desses grandes artistas fotografaram modelos, músicos, atletas, artistas, ativistas e refugiados – pessoas que já lutaram muito para defender seus direitos e do próximo, mas que ainda hoje, não conseguem se ver representadas pela indústria do turismo (e infelizmente, muitas outras).

É o caso, por exemplo, do diretor de fotografia Jaimen Hudson, que aparece à esquerda na imagem que abre este post, ao lado de sua família numa praia e com alguns companheiros cangurus. Ele teve um acidente de moto quando era ainda muito jovem e ficou paraplégico.

“Queremos mudar o significado de “all inclusive” na indústria de viagens… Queremos começar um movimento, convocando empresas de viagens para acabar com a falta de diversidade nas imagens de marketing do setor”, diz a Celebrity Cruises.

Confira abaixo algumas fotos que fazem parte da campanha e do banco de imagens gratuito:

"Tudo incluso" ganha um novo significado no turismo em campanha com imagens de Annie Leibovitz e outros fotógrafos

Uma família multiracial: o músico John Forté e a esposa Lara Fuller com os filhos
(Foto: Annie Leibovitz/All-Inclusive Photo Project)

"Tudo incluso" ganha um novo significado no turismo em campanha com imagens de Annie Leibovitz e outros fotógrafos

Jillian Mercado e Jacobi Jacobs: ambos são modelos e ativistas
(Foto: Annie Leibovitz/All-Inclusive Photo Project)

"Tudo incluso" ganha um novo significado no turismo em campanha com imagens de Annie Leibovitz e outros fotógrafos

Rachel Fleit, escritora, diretora e defensora de pessoas que vivem com alopecia,
é uma das estrelas da campanha da Celebrity Cruises
(Foto: Annie Leibovitz/All-Inclusive Photo Project)

A atriz e modelo Michaela Duerson praticando yoga no deque de um navio
(Foto: Michaela Duerson/All-Inclusive Photo Project) 

Leia também:
Calendário Pirelli fotografa atrizes de todas as idades, com roupa e sem maquiagem
Lolla Angelucci milita pelo direito de mulheres carecas terem uma vida normal, sejam elas vítimas de alopecia, câncer ou qualquer outra doença
Modelo com síndrome de Down e mulheres de “todos os tamanhos, idades e raças” são estrelas da nova coleção da Victoria’s Secret

Fotos de abertura: Jarrad Seng (família com cangurus) e Naima Green (casal da direita)/All-Inclusive Photo Project

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.