PUBLICIDADE

Tratado assinado por governos do Sul e Sudeste prevê plantio de 100 milhões de mudas nativas na Mata Atlântica

Tratado assinado por governos do Sul e Sudeste prevê plantio de 100 milhões de espécies nativas na Mata Atlântica

Os governadores dos sete estados das regiões Sul e Sudeste, que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), estiveram reunidos no último final de semana em São Paulo e durante o encontro discutiram ações conjuntas em diversas áreas, entre elas, a de meio ambiente. Entre os resultados do evento está a assinatura do Tratado da Mata Atlântica, que prevê, entre outros pontos, o plantio de 100 milhões de mudas nativas do bioma até 2026 e a restauração de 90 mil hectares de vegetação, o equivalente a mais de 120 mil campos de futebol.

O documento acordado entre os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo estabelece ainda a criação de corredores ecológicos terrestres e costeiro-marinhos entre os sete estados e a construção um plano integrado para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, sobretudo relativos a chuvas e estiagens.

Outro ponto abordado pelo Tratado da Mata Atlântica é a transição energética para um modelo mais sustentável.

PUBLICIDADE

“Os Estados estão comprometidos com a substituição paulatina dos combustíveis fósseis. Várias iniciativas serão estudadas como adoção de veículos movidos a etanol, biometano ou híbrido nas frotas estaduais, bem como medidas de incentivo a indústrias verdes. Além disso, será estudada a aquisição de energia elétrica a partir de fontes renováveis pelos Governos dos Estados”, diz o comunicado oficial do Cosud.

O consórcio criado em 2019 tem como objetivo fortalecer a cooperação entre os governos das regiões Sul e Sudeste e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais. Nesses sete estados moram 114 milhões de pessoas, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira os demais compromisso assumidos pelos governadores no encontro em São Paulo referentes às áreas de defesa civil, segurança pública e sistema tributário neste link. A próxima reunião do Cosud será realizada em março de 2024.

Leia também:
O que pode acontecer à Mata Atlântica se antas e queixadas desaparecerem do bioma?
Mata Atlântica tem queda de 42% no desmatamento nos cinco primeiros meses do ano
Alterações que fragilizam Lei da Mata Atlântica ameaçam fornecimento de água no Brasil: vetadas por Lula, estão de volta ao Congresso
A brasileira SPVS tem trabalho de conservação na Mata Atlântica reconhecido pela ONU

Foto de abertura: Henrique Ferreira/Creative Commons/Flickr

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE