Tem nova onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu: Caapuã!

Tem nova onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu: e você pode ajudar a escolher o nome dela!

*Atualizado em 28/01/22
A votação para a escolha do nome da nova onça-pintada do Parque Nacional do Iguaçu já está encerrada! Os internautas escolheram Caapuã. Ele teve 53,19% dos 6.601 votos.
Segue abaixo texto original da reportagem:

Esta lindeza acima é a nova onça-pintada avistada pelas armadilhas fotográficas na região do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Segundo a equipe do Projeto Onças do Iguaçu, que monitora a espécie, ele é um macho, aparentemente jovem, que nunca havia sido registrado antes nem no Brasil ou na Argentina (o parque se estende entre a fronteira dos dois países).

No vídeo, que você confere na íntegra logo abaixo, o animal aparece cheirando uma árvore, uma peroba-rosa, utilizada também por outras onças pardas e pintadas como “arranhador”.

Em dezembro, como contamos neste outro post, o Onças do Iguaçu divulgou o resultado do censo realizado em 2021. O levantamento revela uma estabilidade na população da espécie que vive na área do Parque Nacional do Iguaçu.

Há uma estimativa média de 90 animais (entre 76 e 106) no chamado Corredor Verde, situado entre Argentina e Brasil. Já no parque brasileiro, o número médio é de 24 animais (entre 20 e 28). “Apesar da estimativa média ter sido menor que a de 2018, isso estatisticamente não representa uma redução significativa, e sim uma estabilidade da população”, explicou a equipe do projeto na época. O levantamento é feito a cada dois anos, em parceria com projeto argentino Yaguareté.

E agora, surge um novo indivíduo para aumentar o número dessa população, tão importante para garantir a sobrevivência no bioma Mata Atlântica da onça-pintada, o maior felino das Américas.

Para comemorar a boa notícia, os internautas estão convidados a escolher o nome dessa bela onça. As opções, ambas de origem Tupi, são:

  1. Caapuã, que quer dizer “aquele que vive no mato” e;
  2. Apoena, que significa “aquele que enxerga longe”.

Qual você prefere?

A votação será feita exclusivamente através deste link no G1. Mas tem que correr! Ela já acaba amanhã, quinta-feira (27/01), às 8h da noite.

Leia também:
Flagrante do “neto” da Fera, uma das primeiras onças no mundo a serem reintroduzidas na vida selvagem, mostra sucesso de iniciativa brasileira
Única população de onças que cresce na Mata Atlântica é ameaçada por projeto de reabertura de estrada no Parque do Iguaçu
Onça-pintada é resgatada no meio do mar, a quase 3 km da costa da Colômbia
Parque Nacional do Iguaçu ganha não apenas um, mas dois novos filhotes de onça-pintada

Foto: reprodução vídeo

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Tem nova onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu: Caapuã!

  • 28 de janeiro de 2022 em 9:15 AM
    Permalink

    Na verdade os nomes já estão escolhidos porque será um ou outro, né, mas se a escolha fosse livre ia sugerir Liberty, por motivos óbvios.

    Resposta

Deixe uma resposta