Supermercado suíço lança projeto piloto em que clientes devolvem embalagens plásticas, que serão recicladas em novas embalagens

Supermercado suíço lança projeto piloto em que clientes devolvem embalagens plásticas, que serão recicladas em novas embalagens

A Suíça é um dos países com o sistema de reciclagem mais eficiente – e rígido – do mundo. Para que a companhia de coleta pegue nas residências o lixo comum é necessário usar o saco oficial de cada cidade, que custa caro, justamente para que as pessoas se esforcem para dar destino correto (e gratuito) aos demais resíduos. Papéis, como jornais e revistas, e embalagens de cartão, são recolhidos a cada duas semanas, assim como os resíduos orgânicos. Já vidros e metais podem ser jogados em latões, localizados em lugares específicos, em todos os bairros.

E a logística reversa realmente funciona no país. Lojas que vendem eletrônicos são obrigadas a receber de volta produtos antigos e quebrados. Os supermercados têm lugares especiais onde os consumidores podem retornar garrafas de plástico de leite, sucos, refrigerantes e outras bebidas, além de lâmpadas e pilhas.

Apesar de o sistema parecer perfeito, há sempre espaço para melhoria, não? Uma das principais redes de supermercado suíça, o Migros, acaba de lançar um projeto piloto em que os clientes poderão levar de volta embalagens plásticas, que serão recicladas e transformadas em novas embalagens.

O projeto, que começará no próximo dia 29 de junho, será implementado em fases. Primeiramente, apenas os supermercados Migros da cidade de Lucerna terão os postos de coleta das embalagens de plástico.

Se a novidade for bem-sucedida e os consumidores validarem a iniciativa, ela será estendida para as filiais de Genebra, Neuchâtel-Freiburg, Vaud e Valais até o final de agosto.

As pessoas que se interessarem em participar devem utilizar um saco especial, vendido nos supermercados. Ele será oferecido nos tamanhos pequeno, médio e grande e custará entre CHF 0,90 e CHF 2,50.

Para poder fazer a transformação das embalagens, o Migros fechou parceria com empresas de reciclagem da Suíça, que ficarão responsáveis pelo processo de trituração do plástico.

A cadeia anunciou ainda que pretende investir em uma moderna unidade de triagem de material plástico no país com seus novos parceiros.

Recentemente, a rede também substituiu o plástico por um material alternativo em invólucros de frutas e verduras orgânicas.

“Nosso objetivo é diminuir significativamente a proporção de plástico virgem usado e ajudar a proteger o meio ambiente”, afirmou a rede, em comunicado de imprensa.

Em toda Europa há um movimento, muito bem-vindo e necessário, por sinal, no setor varejista, para reduzir o uso do plástico. Em 2018, escrevi sobre a rede de supermercados holandês que foi a primeira no mundo a ter um corredor “livre de plástico”.

Seria ótimo se pudéssemos ver no Brasil mais iniciativas como essas, não?

Leia também:
Embalagem biodegradável é feita com folhas de tomate e papelão reciclado
Embalagem de xampu feita com lixo plástico marinho chega às prateleiras da França

Redes de supermercado Extra e Pão de Açúcar vão substituir bandejas de isopor por material biodegradável

Foto: divulgação Migros

Um comentário em “Supermercado suíço lança projeto piloto em que clientes devolvem embalagens plásticas, que serão recicladas em novas embalagens

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.