PUBLICIDADE

Sri Lanka proíbe uso de plásticos descartáveis para proteger elefantes, animais considerados sagrados no país

Sri Lanka proíbe uso de plásticos descartáveis para proteger elefantes, animais considerados sagrados no país

Os hindus veneram os elefantes como animais sagrados. Eles seriam a encarnação de Ganesh, um deus com cabeça de elefante, que representa sabedoria, boa sorte e prosperidade. Por isso mesmo, no Sri Lanka eles são protegidos por lei e não podem ser mortos – os infratores podem receber pena de morte.

Mas devido à expansão urbana e comunidades vivendo cada vez mais próximo de reservas naturais, tem aumentado o número de conflitos entre elefantes e seres humanos. Com isso, uma média de 400 animais acabam morrendo, por ano. Além disso, outro problema grave tem preocupado o governo do Sri Lanka: a morte deles pela ingestão de plástico.

Um estudo realizado por especialistas apontou que diversos animais, não apenas os elefantes, mas também veados e muitos outros, estão ingerindo resíduos plásticos. Necropsias revelaram que ao ingerir restos de alimentos, encontrados jogados no meio ambiente ou em lixões, junto há outros tipos de dejetos.

PUBLICIDADE

Para evitar a morte de mais elefantes e o impacto que esse material tem no meio ambiente, o governo do Sri Lanka acaba de anunciar a proibição da venda e do uso de produtos descartáveis, como talheres, misturadores de bebidas e flores plásticas.

Algumas entidades, entretanto, afirmam que plásticos biodegradáveis também deveriam ser proibidos, já que também foram encontrados no estômago de animais durante autopsias.

“Essas sacolas estão entrando na cadeia alimentar de elefantes e animais selvagens e isso não é bom”, disse Jayantha Jayewardene, autoridade em elefantes do Sri Lanka, em entrevista à Associate France Press (AFP).

O elefante do Sri Lanka (Elephas maximus maximus), também conhecido como elefante do Ceilão, é uma das três subespécies reconhecidas do elefante asiático. Endêmico desse país, ou seja, só existe ali e em nenhum outro lugar do mundo, ele é o maior entre os asiáticos e o mais escuro.

Desde a virada do século XIX, a população de elefantes do Sri Lanka já foi reduzida em 65%. Estima-se que restem entre 2.500 e 4 mil indivíduos. Em geral, eles vivem em manadas de 12 a 20 animais.

*Com informações dos sites Phys.org e WWF-International

Leia também:
Imagens de elefanta idosa, raquítica e maltratada em festival budista no Sri Lanka comovem o mundo, e governo inicia investigação
Após 35 anos em cativeiro e oito vivendo sozinho, elefante é levado de zoológico no Paquistão para santuário de vida selvagem no Camboja
Análise revela que lixo plástico que polui Ártico e impacta animais vem de todas as partes do mundo

Foto de abertura: Senthiaathavan, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tom alves
Tom alves
1 ano atrás

Nossa, tomara que isso vire realidade mesmo, pq eu estava no Sri Lanka nos ultimos dias e vi muito plastico jogado por todo lado, inclusive em áreas protegidas ????

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE