Soneca de urso polar conquista o coração e os votos de internautas no Wildlife Photographer of the Year People’s Choice Award

Soneca de urso polar conquista o coração e os votos de internautas no Wildlife Photographer of the Year

O nome da belíssima imagem acima é “Cama gelada”. Ele foi escolhido por Nima Sarikhani para batizar esse momento tão único, registrado no arquipélago de Svalbard, na Noruega. O fotógrafo passou três dias na região tentando fotografar ursos polares, mas sem sorte. Havia uma forte névoa e nenhum deles à vista. Até que, enfim, a tripulação da expedição que ele fazia parte encontrou dois deles, um mais jovem e outro mais velho.

Durante oito horas, Sarikhani acompanhou o movimento dos animais. Pouco antes do dia acabar, o mais novo deles decidiu dormir, sob a luz da meia-noite no Ártico.

O incrível flagrante da soneca do urso foi o vencedor do Wildlife Photographer of the Year People’s Choice Award 2023, a votação popular do concurso internacional Wildlife Photographer of the Year. Todos os anos, após os ganhadores oficiais serem anunciados, a competição seleciona algumas fotos que não foram premiadas, mas certamente merecem destaque, para que os internautas apontem suas favoritas.

Nesta edição, foram selecionadas 25 fotografias entre as quase 50 mil enviadas por fotógrafos profissionais e amadores, de 95 países, para serem escolhidas pelo público.

“Estou muito honrado por ter ganho o Wildlife Photographer of the Year People’s Choice deste ano, o mais prestigiado concurso de fotografia de vida selvagem. Esta fotografia despertou fortes emoções em muitos daqueles que a viram”, disse Sarikhani. “Embora as alterações climáticas sejam o maior desafio que enfrentamos, espero que esta fotografia também inspire esperança. Ainda há tempo para consertar a bagunça que causamos”.

A votação popular do concurso, promovido há 59 anos pelo Museu de História Natural de Londres, recebeu um número recorde de participantes, 75 mil.

Confira abaixo as outras quatro fotos – além do urso fofo – que receberam mais votos entre as 25 selecionadas:

“Guarda compartilhada”
Por Mark Boyd

Soneca de urso polar conquista o coração e os votos de internautas no Wildlife Photographer of the Year

“A tartaruga feliz”
Por Tzahi Finkelstein

“Murmúrios das estorninhas”
Por Daniel Dencescu

Soneca de urso polar conquista o coração e os votos de internautas no Wildlife Photographer of the Year

“Medusas boreais”
Por Audun Rikardsen

Soneca de urso polar conquista o coração e os votos de internautas no Wildlife Photographer of the Year

Foto de abertura: Nima Sarikhani / divulgação #WPY59 #WPYPeoplesChoice

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.