PUBLICIDADE

Sob pressão nos Jogos Olímpicos de Inverno, uma das maiores fabricantes de patins anuncia que não usará mais couro de canguru

Com os olhos do mundo inteiro em Pequim, e especialmente nos Jogos Olímpicos de Inverno, nos pés e esquis de centenas de atletas, a empresa holandesa Viking não teve como fugir da pressão e mobilização feitas pela Proteção Animal Mundial e anunciou que deixará de fabricar seus patins com couro de canguru.

A iniciativa para pressionar a Viking, uma das principais e mais famosas fabricantes de patins de gelo, partiu da organização após a divulgação, no final do ano passado, de um relatório que denunciou 56 companhias que comercializavam algum tipo de produto que utilizava carne ou pele de cangurus. Entre elas aparecia a Viking, além de outras marcas como Decathlon, Hanos e Pets Place.

A Holanda é um dos maiores importadores globais de “matéria-prima” proveniente dos cangurus. A carne é vendida a restaurantes, açougues ou é transformada em ração para animais de estimação. E o couro é utilizado para fazer patins, sapatos, chapéus e outros acessórios de moda.

Segundo a organização, cerca de 1,6 milhão de cangurus selvagens são mortos na Austrália, por ano, para esses fins. A matança é realizada durante a noite, quando os animais se tornam mais vulneráveis. Muitos dos tiros disparados não são imediatamente fatais, provocando uma morte lenta e dolorosa, ou ainda, mutilações permanentes. Além disso, filhotes são deixados sozinhos ou então, espancados até a morte porque “não são lucrativos para a indústria”.

Ainda de acordo com a Proteção Animal Mundial, ao longo de dez anos, entre 2000 e 2009, aproximadamente oito milhões de joeys (jovens cangurus) morreram como “danos colaterais” da caça.

“Cangurus não são produtos, são animais silvestres. Os materiais sintéticos são o substituto perfeito e vemos que o mundo esportivo está se comprometendo com isso. Felizmente, o uso de todos os tipos de couro natural logo será coisa do passado”, comemorou Dennis Vink, gerente de Campanha de Vida Silvestre da Proteção Animal Mundial na Holanda.

A Viking informou que irá vender o atual estoque, ainda produzido com couro de canguru, mas a confecção com esse tipo de material será encerrada imediatamente.

“Materiais sintéticos como couro sintético e plástico estão em alta. Também podemos fazer patins de alta performance com esses materiais, então a necessidade de couro de canguru desapareceu. A nova coleção, a ser apresentada no próximo verão, já será livre de cangurus”, declarou a empresa.

Leia também:
Itália aprova lei que determina fechamento de todas as fazendas de vison e bane criação de animais para venda da pele
Israel se torna primeiro país do mundo a proibir comercialização de peles de animais
Couro? Não, folhas!
PETA faz campanha inteligente (e macabra) contra o consumo de couro de animais exóticos
Couro de pirarucu brasileiro ganha prêmio internacional

Fotos: patins (reprodução Facebook Viking) e cangurus (domínio público/pixabay)

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
2 anos atrás

Ok. Nem couro de cangurus, nem peles de qualquer outro animal, nem lã, nem carne de qualquer outra criatura viva, que tenha pai e mãe e filhos, que respire, ame viver e envelhecer em paz, assim como qualquer um de nós, que se considera superior aos animais que explora, tortura e mata, porque, palidamente apenas, ensaia SER BOM.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE