PUBLICIDADE

“Seu cabelo é igual ao meu?”: menino autor de famosa frase reencontra Barack Obama treze anos depois

"Seu cabelo é igual ao meu?": menino de famosas frase e foto reencontra Barack Obama treze anos depois

O ano era 2009. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama. O primeiro negro a ser eleito para o mais importante cargo político daquele país. O então funcionário do Conselho Nacional de Segurança, Carlton Philadelphia, foi convidado a visitar a Casa Branca, sede do governo americano, com sua família. Levou até a Sala Oval a esposa e os dois filhos, um com cerca de onze anos e o mais novo, Jacob.

O irmão mais velho fez perguntas sobre o sistema de armamento do país, enquanto o menor, parece intrigado. Foi então que ele perguntou ao presidente:

“Seu cabelo é igual ao meu?”

PUBLICIDADE

Obama então responde se ele gostaria de conferir e tocá-lo. Abaixa a cabeça e deixa o menino passar a mão pela sua cabeça.

“Sim, acho que é praticamente igual ao meu”, respondeu o garoto.

O flagrante desse momento ficou registrado para sempre pela lente do fotógrafo Pete Souza e se tornou muito famoso. A imagem foi emoldurada e ficou pendurada na Casa Branca enquanto Obama ocupou a presidência.

Para ele, a foto era o símbolo de algo com o que ele sonhou muito caso fosse eleito. Dar esperança a jovens, principalmente aqueles afro-americanos, mostrando que eles poderiam chegar lá. “Pessoas que talvez não se sintam representadas, elas se olhariam de forma diferente e como alguém que parecia como elas na Sala Oval. Ao falar com crianças negras, latinas ou gays, elas poderiam ver o mundo se abrindo para elas”, diz Obama.

Depois de deixar a Casa Branca, ele e a esposa, Michelle, criaram uma fundação que tem como missão principal inspirar e empoderar jovens líderes para transformar o mundo em um lugar melhor.

E há poucos dias, o ex-presidente reencontrou virtualmente com Jacob. Treze anos se passaram desde então, e agora, com 18 anos, o jovem está se formando no Ensino Médio e irá cursar Ciências Políticas na universidade.

“Foi um momento especial da minha vida”, diz Jacob sobre a foto. “É maravilhoso ver representação no governo, porque se eu conseguir ver outro homem negro no topo, estar nesse auge, então quero seguir essa liderança.”

Leia também:
“Para todos os jovens, quero que continuem com raiva… governos não estão fazendo o suficiente para lidar com as mudanças climáticas”, critica Obama
“Se vamos salvar o meio ambiente e derrotar futuras pandemias, teremos que fazer isso juntos”, diz Barack Obama a jovens formandos
Obama Foundation oferece bolsas para jovens líderes do mundo todo

Foto de abertura: divulgação Obama Foundation/Pete Souza

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE