PUBLICIDADE

Seres-Rios: festival online celebra rios de Minas Gerais e as histórias e a cultura de quem vive em seu entorno, de 2 a 10/8

Seres-Rios: festival online celebra rios de Minas Gerais e as histórias e a cultura de quem vive em seu entorno, de 2 a 10/8

Atualizado em 6/8/2021 para incluir os videos da conversa que abriu o evento – com Ailton Krenak e Marisol de La Cadena, e do show de Mônica Salmaso, Teco Cardoso e André Mehmari.

O Brasil vive, hoje, um dos mais graves cenários de escassez de recursos hídricos de sua história. Por isso, é urgente refletir sobre o tema, identificar e divulgar iniciativas inspiradoras e buscar soluções para evitar tragédias.

Com base nessa realidade, o Seres-Rios Festival Fluvial – que acontece de 2 a 10 de agosto – propõe reflexões sobre as histórias e as relações culturais proporcionadas pelos rios, celebrando a importância e da existência de três dos principais cursos d’água do estado de Minas Gerais.

Por meio da conversa deliciosa que abriu o evento (assista abaixo), do diálogo entre especialistas – em debates ou lives -, de exposições coletivas de arte, da mostra de filmes ‘Rio pra Ver’, de um show (assista abaixo), do Mapa Georeferenciado – com iniciativas e movimentos ribeirinhos – e atividades para as crianças, o evento destaca os rios Doce (Watú), São Francisco (Opará) e Jequitinhonha (Yékyty) e as histórias e a cultura de quem vive em seu entorno.

Seres-Rios: festival online celebra rios de Minas Gerais e as histórias e a cultura de quem vive em seu entorno, de 2 a 10/8
Reprodução Instagram

Idealizado pelo BDMG Cultural (Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), o festival é gratuito e foi aberto no dia 2 com uma conversa inédita entre o líder, autor e pensador indígena, Ailton Krenak, e a antropóloga peruana, Marisol de La Cadena, sobre Políticas Cósmicas – Como viver sem o rio? Como viver com a Terra? Como viver no mesmo planeta?

Eles falam “das questões mais urgentes para a construção de presentes e futuros de convivência com as águas e o planeta”, com mediação de Ana Gomes, professora titular na Faculdade de Educação da UFMG. Assista abaixo, na íntegra:

Em seguida, a cantora Monica Salmaso (voz e percussão) e os músicos André Mehmari (piano e marimba de vidro) e Teco Cardoso (flautas) apresentaram uma seleção de músicas que celebram a vida, a cultura e a identidade em tornos dos rios mineiros: show A Música dos Rios. Assista, abaixo:

A programação é extensa e pode ser acompanhada pelo site do evento, diariamente.

Foto: Edgar Kanaiko Xakriabá/Divulgação

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE