Semana Lixo Zero faz debate, feira e campanha de coleta de resíduos eletrônicos até 31/10

semana-do-lixo-zero-foto-mkthedy-pixabay-800
A gente não se dá conta, mas lida com uma série de resíduos nocivos à saúde em casa, diariamente. De pilhas e baterias, passando pelos equipamentos eletroeletrônicos, lâmpadas, até medicamentos e produtos relacionados a curativos, entre outros.

Para esclarecer dúvidas sobre esse tema, a Giral Viveiro de Projetosliderada por Mateus Mendonça e Fabiana Dias -, em parceria com o Vem do Lixo, organizou a Semana Lixo Zero com ações inspiradas no projeto Rua Lixo Zero que vão até 31/10.

(Vale destacar que a iniciativa Rua Lixo Zero foi implantada no ano passado, pela Giral, na Rua Laboriosa – onde está seu estúdio -, no bairro da Vila Madalena em São Paulo, e envolve todos os seus moradores. O objetivo é provar que é possível acabar 100% com o lixo diário, em casa, e replicar a iniciativa em outras ruas da cidade até que alguns bairros comecem a se libertar desse estigma urbano, depois as cidades…).

Além do debate realizado no dia 24 e que reuniu especialistas no tema*, a Giral promove campanha de coleta de resíduos eletrônicos computador, celular, entre outros itens –, que serão destinados à cooperativa paulistana Coopermit. O ponto de recebimento desse material é Rua Laboriosa, 37, onde fica o estúdio da Giral.

E, no dia 28, será realizada uma feira de informação sobre cada resíduo considerado perigoso – como são gerados, toxicidade e destinação adequada – a partir de estações temáticas montadas por empresas e iniciativas especializadas. Os visitantes poderão passear livremente para aprofundar seu conhecimento de acordo com seu interesse.  O endereço: Vivei.ro, Rua Wisard, 44, Vila Madalena, SP.

*Participaram da roda de conversa do dia 24/10, os especialistas em resíduos Fernando Beltrame (Eccaplan), Wanda Gunther (professora de saúde pública da USP), Alex Luiz Pereira (Coopermiti), Fernando D’Imperio (GIRE – Gestão Inteligente de Resíduos Sólidos) e Renato Dallora, da ONG Vem do Lixo.

Foto: mkthedy/Pixabay

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.