PUBLICIDADE

Sem autorização ambiental, obra em mansão de Neymar, em Mangaratiba, é interditada

Sem autorização ambiental, obra em mansão de Neymar, em Mangaratiba, é interditada

Desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental. Essa é a lista de infrações ambientais encontradas na obra que foi realizada na mansão do jogador Neymar, localizada no município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, e que foi interditada ontem (22/06) por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O órgão recebeu denúncias após publicações nas redes sociais sobre a obra e foi até o local fazer uma fiscalização. O pai do atleta, Neymar da Silva Santos, que estava presente na propriedade, se exaltou e desacatou a servidora  Shayenne Barreto, que lhe deu voz de prisão. 

“Entretanto, considerando o princípio da razoabilidade e diante a um pedido da assessoria do senhor Neymar Santos, o mesmo foi liberado para cumprir um compromisso em São Paulo”, informou a prefeitura de Mangaratiba.

Participaram da fiscalização ainda representantes da Polícia Militar Ambiental, da Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do munícipio.

Sem autorização ambiental, obra em mansão de Neymar, em Mangaratiba, é interditada

Imagem aérea mostra o antes e depois da obra da “Genesis Pool”
(Imagem: reprodução vídeo Genesis Experience)

Segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o próximo passo será fazer o parecer das irregularidades constatadas e emissão de multa, “a qual, de acordo com estimativas e diante do dano ambiental causado, não será menor que R$ 5 milhões de reais”.

Até a manhã da sexta-feira (23/06), a administração municipal afirmava que nenhum documento de autorização ambiental tinha sido apresentado ainda pela família ou advogados de Neymar.

Mesmo assim, o jogador realizou uma grande festa de inauguração do lago artificial, com 1 mil m2, batizado de “Genesis Pool”. Por causa disso, no sábado, a secretaria emitiu um nova multa, mas não divulgou o valor, já que o local deveria ficar interditado. Em imagens publicadas nas redes sociais, Neymar aparece, inclusive, entrando na água.

Sem autorização ambiental, obra em mansão de Neymar, em Mangaratiba, é interditada

Encanamento sem autorização para captar/desviar água do rio
(Foto: divulgação Prefeitura de Mangaratiba)

A obra em questão foi realizada através de uma parceria do jogador com a empresa Genesis Experience, que promove reality shows sobre paisagismo e construção de lagos.

No caso do lago na casa do atleta, dez pessoas pagaram R$ 120 mil para participar da “experiência”, que incluía ainda “a estadia durante o evento, todas as refeições, materiais de EPI’s, participação na Festa de Inauguração além da experiência única junto ao Ricardo [Caporossi, dono da companhia] e sua equipe durante toda a obra e um network fantástico junto a todos os envolvidos no evento. Além da enorme exposição mediática do evento e marketing pessoal através da grande divulgação nas redes sociais e sua participação nos 10 episódios da série que será filmada por equipe profissional”, diz a propaganda no site.

Parece que a única coisa que não estava inclusa era o licenciamento ambiental para a obra…

*Texto atualizado em 24/06/23 para incluir a informação da segunda multa dada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Mangaratiba

Foto de abertura: divulgação Prefeitura de Mangaratiba

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE