Sai acordo do setor de navegação sobre emissões de gases de efeito estufa


O Comitê de Proteção Ambiental Marinha da IMO (Organização Marítima Internacional) aprovou nesta sexta-feira, 13/4, em Londres, o primeiro acordo mundial para reduzir emissões de gases de efeito estufa da navegação internacional. Embora bem menos ambicioso do que o necessário, o resultado é um passo positivo no sentido de cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5oC neste século.

A decisão anunciada pela IMO conclama os países-membros da organização a desenvolver estratégias para reduzir as emissões do setor em 50% até 2050. Mas deixa aberta a porta para a descarbonização total, ao falar em “fazer esforços” para descarbonizar.

Países-ilhas demandavam uma redução de 70% a 100% nas emissões da navegação até 2050 – o que estaria alinhado com a visão do Acordo de Paris de tornar o mundo neutro em carbono na segunda metade do século.

A navegação mundial ficou de fora do Acordo de Paris, mas é fundamental para cumprirmos suas metas, já que responde por 2% a 3% das emissões globais.

“A decisão de hoje manda um forte sinal para a indústria da navegação e para os fornecedores de combustíveis de que eles precisam ampliar os investimentos em novas tecnologias e colocá-las no mercado, incluindo combustíveis alternativos e novos sistemas de propulsão”, disse Mark Lutes, conselheiro-sênior de política climática global do WWF.

O Brasil, que se opunha a qualquer meta quantitativa de corte de emissões alegando prejuízos ao comércio, foi derrotado e expressou reserva quanto ao acordo. Mas não conseguiu bloquear a decisão final.

Na última quarta-feira, 11/4, Observatório do Clima (OC) enviou carta ao governo criticando a oposição brasileira ao acordo e pedindo que o país apoiasse a descarbonização total do setor.

“A atuação do Brasil foi incoerente com todas as posições que o país tem adotado nas negociações de clima. Felizmente o bom senso prevaleceu na comunidade internacional”, disse Carlos Rittl, secretário-executivo do OC. “Mesmo sendo insuficiente, o resultado da IMO é um primeiro passo no sentido de adequar um setor crucial para a economia global e para a segurança climática da humanidade”.

Este texto foi publicado em 13/4 no site do Observatório do Clima

Foto: Yolanda Sun/Unsplash

Deixe uma resposta

Observatório do Clima

Fundado em 2002, o OC é a principal rede da sociedade civil brasileira sobre a agenda climática, com mais de 70 organizações integrantes, entre ONGs ambientalistas, institutos de pesquisa e movimentos sociais. Seu objetivo é ajudar a construir um Brasil descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável, na luta contra a crise climática. Desde 2013 publica o SEEG, a estimativa anual das emissões de gases de efeito estufa do Brasil