Rinoceronte órfão ganha como amigo um carneiro, aliado importante para que filhote aprenda a se alimentar sozinho

Rinoceronte órfão ganha como amigo um cabrito, aliado importante para que filhote aprenda a se alimentar sozinho

O pequeno Kwayera foi encontrado sozinho, no meio da mata, pela equipe da organização Saving the Survivors (STS), na África do Sul. O filhote de rinoceronte, um macho, estava sem a mãe. A suspeita é que ela tivesse sido morta por caçadores. Levado para a sede da ONG, lá o animal recebeu os primeiros cuidados. Tinha um pequeno ferimento na face e com pouco tempo de vida, precisava ser alimentado com mamadeira.

Pouco tempo depois, decidiu-se que o melhor lugar para Kwayera seria um lugar especializado em filhotes e ele foi levado de helicóptero para o Rhino Orphanage, também na África do Sul. Desde que chegou ao novo lar, o jovem rinoceronte tem atenção 24 horas por dia.

Há poucos dias foram compartilhadas notícias de Kwayera pelas redes sociais e a principal novidade é que ele ganhou um novo e importante amigo, o carneiro Button.

“O pequeno Kwayera já está conosco há 3 meses. Ele é um garotinho muito tranquilo e adora dormir feliz ao sol enquanto suas mães humanas continuam com as tarefas diárias. Ele manteve um ganho de peso lento e constante e agora também fez um novo amigo, o cabrito chamado de Button”, contou o Rhino Orphanage em suas redes sociais.

Embora Button tenha sido muito cauteloso com o pequeno rinoceronte nos primeiros dias, os dois começaram a se dar muito bem. “As mães humanas de Kwayera ainda estão se revezando para dormir com a dupla à noite e o vigiando de perto durante o dia”, diz a equipe, que explica que é sempre melhor para os filhotes rinocerontes órfãos terem amigos animais e as ovelhas e carneiros são companheiros ideais.

Rinoceronte órfão ganha como amigo um cabrito, aliado importante para que filhote aprenda a se alimentar sozinho

O simpático carneiro Button

Kwayera ainda se recusa a pastar na grama e a esperança é que Button ensine ele exatamente o que fazer (rinocerontes são animais herbívoros, ou seja, se alimentam apenas de vegetais).

Amizade mais linda e a gente fica aqui torcendo para que Kwayera consiga aprender tudo o que é necessário para que um dia, quem sabe, ele possa ser devolvido à natureza!

Rinoceronte órfão ganha como amigo um cabrito, aliado importante para que filhote aprenda a se alimentar sozinho

O filhote de rinoceronte e o cabrito tomando um sol juntos:
os dois também dormem de noite lado a lado

Leia também:
Após 5 anos e 30 cirurgias, rinoceronte que quase morreu depois de ter chifres retirados por caçadores volta à vida selvagem
Trinta rinocerontes brancos do sul são levados da África do Sul para Ruanda, na maior operação já realizada para conservação da espécie
Nepal comemora aumento recorde da população de rinocerontes
Caçadores de rinocerontes passarão 25 anos na prisão, em condenação histórica na África do Sul
Najin, uma das duas últimas fêmeas que restam no mundo de rinoceronte branco do norte “se aposenta” de programa de reprodução

Fotos: The Rhino Orphanage

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.