Renda de coleção de sandálias Instituto IPÊ ajuda em ações pelos animais feridos nos incêndios do Pantanal

Renda de coleção de sandálias Instituto IPÊ ajuda em ações para ajudar animais feridos pelos incêndios do Pantanal

Os incêndios dos últimos meses na região Centro-Oeste do Brasil queimaram 3,461 milhões de hectares no Pantanal. Mais de 25% do bioma foi destruído. Milhares de animais morreram ou foram feridos pelo fogo. Várias organizações e entidades que trabalham nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se uniram para ajudar nas ações de combate às chamas e no resgate e tratamento dos bichos.

O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – promoveu uma campanha emergencial pelo Pantanal com seu projeto Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB). As doações agora são empregadas na compra de equipamentos, medicamentos e outros materiais usados por veterinários no tratamento de animais resgatados com queimaduras.

“O momento é grave e demanda atenção: milhares de animais estão morrendo, inclusive antas, espécie que estudamos e lutamos para conservar de diversas formas há quase 25 anos. Além disso, o tatu-canastra e o tamanduá-bandeira, espécies que também pesquisamos, estão sofrendo riscos sério”, destaca Andrea Peçanha, coordenadora da Unidade de Negócios do IPÊ.

Uma das doações recebidas pelo IPÊ foi de 100 mil reais e veio das Havaianas, empresa com a qual o instituto já tem uma parceria há 16 anos.

Desde 2004, a marca lança, uma vez por ano, uma coleção de sandálias chamada IPÊ, com animais que retratam a biodiversidade brasileira. 7% do valor das vendas líquidas da linha são destinadas ao trabalho de conservação realizado pela entidade.

Renda de coleção de sandálias Instituto IPÊ ajuda em ações para ajudar animais feridos pelos incêndios do Pantanal

Patrícia Medici, coordenadora do INCAB, ao lado do filhote de anta Tiãozinho, que se perdeu da mãe e teve as patas queimadas nos incêndios 

Há poucos meses foi lançada a coleção 2020, que conta com as ilustrações de uma perereca-da-folhagem, um gato-mourisco e uma araçari-banana.

O objetivo da parceria entre IPÊ e Havaianas é, através das estampas das sandálias, tornar essas espécies da fauna brasileira mais conhecidas da população. Até hoje já foram vendidas mais de 14,3 milhões de pares.

Renda de coleção de sandálias Instituto IPÊ ajuda em ações para ajudar animais feridos pelos incêndios do Pantanal

O gato-mourisco é uma das estampas da coleção atual

Neste momento tão delicado para o Pantanal, toda ajuda é importante. Então, se você está precisando de uma sandália nova, essa é uma ótima dica.

Os novos modelos custam R$ 39,00 e podem ser comprados pelo site da Havaianas e nas lojas físicas, mas também pela loja virtual do próprio Instituto Ipê.

Nas coleções antigas, há algumas espécies do Pantanal, como o tamanduá-bandeira e o jacaré-do-papo-amarelo, além de algumas de outros biomas, como o gavião-real, na imagem abaixo.

Renda de coleção de sandálias Instituto IPÊ ajuda em ações para ajudar animais feridos pelos incêndios do Pantanal

—————————————————————————————-

*As equipes que trabalham com o resgate de animais no Pantanal ainda precisam de muita ajuda. Veja como você pode contribuir com outros esforços nesta outra reportagem: Como ajudar o Pantanal

Leia também:
Havaianas e Instituto IPÊ lançam edição especial com estampas de animais em risco de extinção
Patrícia Medici, maior especialista em antas do mundo, inicia projeto inédito da Floresta Amazônica
Ousado, onça-pintada que teve patas queimadas pelos incêndios do Pantanal, volta à natureza

Fotos: divulgação Instituto Ipê/Havaianas

4 comentários em “Renda de coleção de sandálias Instituto IPÊ ajuda em ações pelos animais feridos nos incêndios do Pantanal

  • 4 de novembro de 2020 em 8:11 PM
    Permalink

    Fico imensamente triste de ver tanta tragedia atingindo nossas florestas e toda vida que nela existe. Espero que possamos mudar está realidade ao escolhermos representante que tenham uma preocupação total com a nossa fauna e flora. Já quero a minha havaianas!???

    Resposta
    • 7 de novembro de 2020 em 10:44 AM
      Permalink

      O valor das sandálias não é esse da reportagem. Está 42.99 no site.

      Resposta
      • 7 de novembro de 2020 em 2:23 PM
        Permalink

        Heloisa,
        No site da loja do Instituto Ipê está R$ 39,00, exatamente como descrito na reportagem.
        Abraço,
        Suzana

        Resposta
      • 8 de novembro de 2020 em 1:46 PM
        Permalink

        No site da Ipe tem até por 35,00

        Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.