
Em 2022, entrou em vigor uma lei no Reino Unido proibindo a importação, exportação ou comércio de objetos feitos de ou contendo marfim proveniente de elefantes. O objetivo era coibir a caça desses animais para a retirada de seus dentes. Agora, o governo britânico anuncia a ampliação da legislação e também inclui na lista hipopótamos, narvais, orcas e a baleias-cachalote.
Hipopótamos são os animais mais caçados por traficantes, depois dos elefantes, por causa do marfim. Além disso, todas as quatro espécies estão listadas na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES) e também sofrem com os efeitos das mudanças climáticas.
“Com a caça ilegal e o comércio de seu marfim, encontrado em dentes e presas, há um potencial de agravar essas ameaças e tornar sua sobrevivência a longo prazo menos provável”, diz o comunicado do governo do Reino Unido.
De acordo com a legislação, as penalidades para os infratores, flagrados comercializando marfim, incluem multas de até £ 250 mil (quase R$ 2 milhões) ou até cinco anos de prisão.
“Hoje é um momento importante para todos os amantes da vida selvagem. A caça ilegal desses animais maravilhosos por seu marfim é repugnante e este governo fará tudo o que puder para acabar com esse comércio horrível”, afirmou a ministra Mary Creagh. “A Lei do Marfim é uma das proibições mais severas do mundo. Este novo governo está mostrando liderança global ao consagrar essas proteções em lei para combater a caça ilegal desses animais icônicos.”
Organizações ambientais também celebraram a inclusão de mais espécies na legislação.
“O UK Ivory Act foi uma luta longa e difícil de ser alcançada e valeu a pena o esforço, pois provou ser uma das proibições de marfim mais duras e abrangentes do mundo”, ressalta Mary Rice, diretora-executiva da Environmental Investigation Agency. “Mas até agora, ele se aplicava apenas ao marfim de elefantes, então estamos felizes em ver seu escopo expandido para incluir hipopótamos e alguns cetáceos, cujo marfim é frequentemente encontrado no comércio ilegal.”
———————
Acompanhe o Conexão Planeta também em nosso canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular
Leia também:
Caça por marfim pode ter sido responsável pela evolução de elefantes sem presas
China proíbe (finalmente) comercialização de marfim
Foto de abertura: Brigitte Werner from Pixabay




