PUBLICIDADE

Regiões central e ao norte da Grande Barreira na Austrália registram a maior cobertura de corais dos últimos 36 anos

Regiões central e ao norte da Grande Barreira na Austrália registram a maior cobertura de corais dos últimos 36 anos

Quatro meses após a confirmação por autoridades locais de que a Grande Barreira de Corais, na Austrália, estava sofrendo um novo evento massivo de branqueamento, uma notícia surpreendente chega daquele lado do mundo: pesquisadores do Instituto de Ciências Marinhas anunciaram hoje que as regiões central e norte da barreira registram a maior cobertura de corais dos últimos 36 anos.

Segundo o levantamento divulgado nesta quinta, nos 87 recifes monitorados entre agosto de 2021 e maio de 2022, a cobertura média de corais duros na região norte de Cooktown aumentou para 36% (de 27% em 2021) e para 33% em a Grande Barreira de Corais central (de 26% em 2021).

Apesar do alívio, na área sul da Grande Barreira houve uma redução da cobertura, de 38% no ano passado para 34%.

“Um terço do ganho na cobertura de corais que registramos no sul em 2020/21 foi perdido no ano passado devido a surtos contínuos de estrelas-do-mar-da-coroa-de-espinhos. Isso mostra o quão vulnerável é o recife aos contínuos distúrbios agudos e graves que estão ocorrendo com mais frequência e são mais duradouros”, ressaltou Paul Hardisty, diretor do Instituto de Ciências Marinhas da Austrália.

Regiões central e ao norte da Grande Barreira na Austrália registram a maior cobertura de corais dos últimos 36 anos

Imagem aérea mostra uma das áreas monitoradas

A estrela-do-mar-coroa-de-espinhos é um invertebrado marinho que se alimenta de corais. Ela ocorre naturalmente em recifes em toda a região do Indo-Pacífico e, quando as condições são adequadas, pode atingir proporções de pragas e devastar comunidades de corais duros. Observada desde a década de 60 na Grande Barreira, essa espécie de estrela-do-mar é uma das principais causas da perda de corais, após os eventos de branqueamento.

Já o fenômeno que faz com os corais percam sua coloração ocorre quando a temperatura da água do mar aumenta muito e as microalgas que vivem neles e são responsáveis por lhe dar cor, assim como servem de alimento, não aguentam o calor extremo. Como consequência, as algas deixam esse ambiente e os corais ficam brancos e sem ter o que comer, podem acabar morrendo.

Regiões central e ao norte da Grande Barreira na Austrália registram a maior cobertura de corais dos últimos 36 anos

Uma estrela-do-mar-coroa-de-espinhos: principal ameaça à sobrevivência dos corais

Ao longo das últimas três décadas, já foram registrados sete grandes eventos de branqueamento na Austrália e acredita-se que apenas 2% desses ambientes ficaram “intocados” por esses desastres. Quatro desses eventos aconteceram recentemente.

“Em nossos 36 anos de monitoramento, não vimos eventos de branqueamento tão próximos uns dos outros. Todo verão, o recife corre o risco de estresse de temperatura, branqueamento e potencialmente mortalidade e nossa compreensão de como o ecossistema responde a isso ainda está em desenvolvimento”, reconhece Hardisty.

Leia também:
Austrália cria dois novos parques de proteção marinha em área duas vezes maior que a Grande Barreira de Corais

Coral gigante, com mais de 400 anos, é descoberto na Grande Barreira de Corais, na Austrália
Em primeira nova descoberta após 120 anos, cientistas se deparam com recife de 500 m de altura na Grande Barreira de Corais

Fotos: divulgação Australian Institute of Marine Science (AIMS) 

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE