PUBLICIDADE

Rato farejador recebe medalha por bravura na detecção de minas terrestres no Camboja

Desde os anos 1990, a instituição belga APOPO (Anti-Persoonsmijnen Ontmijnende Product Ontwikkeling, em tradução livre: Desenvolvimento de Produto de Remoção de Minas Terrestres Antipessoal), baseada na Tanzânia, treina ratos e cachorros para detecção de odores para que farejem minas terrestres e tuberculose, respectivamente.

Hoje, mais de 60 países escondem minas terrestres e outros resíduos explosivos de guerra, que causam tragédias e impedem as comunidades de produzir em suas terras, de exercer seu talento maior: a agricultura.

Por outro lado, falta tecnologia para métodos de detecção que ainda são muito lentos e imprecisos e contribuem para manter a tuberculose como a doença infecciosa mais mortal do mundo: cerca de 3 milhões de pessoas deixam de ser diagnosticadas e 1,8 milhão morrem da doença..

Por isso, o treinamento desses animais – apelidados de HeroRATs e HeroDOGs – é tão importante. Magawa, um rato gigante do sul da África, é um deles e ganhou o noticiário mundial, no final do mês passado, ao ganhar a “cobiçada” medalha de ouro da PDSA por sua bravura, que é o equivalente animal da maior honra civil do Reino Unido por bravura.

Camboja ainda tem 3 milhões de minas enterradas

Essa espécie de rato é muito maior do que um rato comum, mas muito mais leve, o suficiente para não detonar uma mina terrestre, mesmo que passeie sobre ela. Nenhum rato treinado pela APOPO sofreu qualquer acidente em mais de 20 anos. Com mais um detalhe: eles são animais muito inteligentes e, por isso, muito fáceis de treinar.

Magawa começou a ser treinado ainda pequeno e, em apenas nove meses, já estava pronto para entrar em campo. O treino consiste em receber muitas recompensas saborosas quando se aproxima de algo com o cheiro de produtos químicos explosivos, comumente usados em minas terrestres.

Ele passou em todos os testes e, em 2015, foi enviado para trabalhar no Camboja. Estima-se que, nesse país, ainda estejam enterradas cerca de 3 milhões de minas das 6 milhões instaladas no país desde a década de 1970.

Cerca de 64 mil pessoas já morreram vítimas de explosões dessa natureza e o Camboja é o país com maior número de amputados por minas per capita do mundo: são mais de 40 mil pessoas.

Um farejador pra lá de especial

Magawa recebe uma banana de recompensa enquanto trabalha para detectar
minas terrestres no Camboja.

Magawa é conhecido e reconhecido por sua velocidade: vasculha uma área equivalente a uma quadra de tênis em 30 minutos! Um ser humano munido de um detector de metais levaria até quatro dias para finalizar o mesmo trabalho.

Seu olfato apuradíssimo e sua memória também são diferenciais de Magawa. Ele ignora sucatas (o que não acontece com os detectores de metal) e sempre acerta a localização da mina. Portanto, é muito mais eficiente, o que deixa os profissionais que o acompanham muito tranquilos.

E, assim, esse rato simpático das fotos contribui para erradicar o risco de morte e ferimentos graves de homens, mulheres e crianças. Ao todo, Magawa ajudou a encontrar 67 dispositivos explosivos: 39 minas terrestres e 28 itens de munição.

Além disso, ele ajudou a limpar mais de 141 mil metros quadrados de terreno – o que equivale a 20 campos de futebol -, tornando-o seguro para a população local.

Tal destreza o transformou no HeroRAT de maior sucesso da APOPO e, por isso, um candidato digno da Medalha de Ouro oferecida pela PDSA, prêmio que ajuda a dar visibilidade mundial para o problema das minas terrestres.

É claro que ele não tem a menor noção de tudo isso. Apenas executa sua missão em troca de deliciosas recompensas como bananas e amendoins, suas preferidas.

E, assim, será sua rotina por mais alguns anos (quanto depende de sua destreza e saúde), ajudando a transformar o Camboja num país mais seguro e mais produtivo em sua especialidade: a agricultura.

Atualmente, a APOPO tem 45 ratos farejadores de minas terrestres e 31 de tuberculose na África e na Ásia. Agora, assista ao vídeo da PDSA que conta sobre esse trabalho, o Camboja e apresenta o herói Magawa.

Fotos: PDSA/Divulgação

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] medo e dor”. Os ratos? “Descobrem minas terrestres muito profundas sob o solo!”, como noticiamos aqui, no site, esta […]

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE