PUBLICIDADE

Raríssimo peixe-futebol, que vive nas profundezas do mar, aparece em praia dos EUA

Raríssimo peixe-futebol, que vive nas profundezas do mar, aparece em praia dos EUA

Ele mais parece uma criatura de filmes de terror de ficção científica. Mas o peixe-futebol-do-Pacífico (Himantoliphus sagamius) é um daqueles seres que vivem nas profundezas dos oceanos, na completa escuridão, e são pouquíssimo conhecidos e estudados pela ciência. Essa espécie de tamboril, em específico, descrita há mais de um século, só foi avistada até hoje algumas dezenas de vezes no mundo todo, por isso a surpresa quando um deles apareceu sem vida numa praia do Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos.

O que se sabe sobre o peixe-futebol-do-Pacífico é que ele vive entre 600 e 1 mil metros abaixo da superfície do mar. Ele usa a bioluminescência – uma luz que brilha em sua testa – para atrair as presas.

“Apenas as fêmeas caçam ativamente, pois os machos são, na verdade, mais parecidos com parasitas”, explica a equipe do Seaside Aquarium, que recolheu o espécime encontrado morto no Oregon para ser estudado.

PUBLICIDADE

Segundo os biólogos do aquário, os machos são dez vezes menores que as fêmeas e acabam se fundindo com elas. Nesse processo, perdem os olhos e os órgãos internos, obtendo todos os nutrientes das parceiras.

Em troca, eles fornecem às fêmeas uma fonte constante de esperma. Contudo, ainda não se sabe como os machos encontram as fêmeas na escuridão total”, dizem os pesquisadores.

Há mais de 300 espécies de tamboril no fundo dos oceanos. Eles são facilmente identificados por sua aparência “monstruosa”, em geral grandes bocas com dentes afiados e a isca luminosa para atrair presas. Entretanto, apenas as fêmeas possuem a capacidade de se tornarem bioluminescentes.

—————————-

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Se você quiser se inscrever para receber nossas notícias, acesse esse link, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Tamboril-de-nariz-chicote nada de cabeça pra baixo para atrair suas presas
Fotógrafo registra raríssimo peixe que anda sobre barbatanas, espécie em risco crítico de extinção
Expedição registra criaturas surpreendentes no fundo do mar de uma das regiões mais remotas do planeta

Foto de abertura: Seaside Aquarium

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Simone
Simone
1 mês atrás

Se vive nas profundezas o que fez ele parar ali?! Isso que me intriga.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE