Raia raríssima, chamada de ‘unicórnio dos oceanos’, é filmada na Grande Barreira dos Corais, na Austrália

Raia raríssima, chamada de 'unicórnio dos oceanos', é filmada na Grande Barreira dos Corais, na Austrália

Até hoje, há apenas 50 registros de sua existência no mundo inteiro. Por isso mesmo, ela é chamada de ‘unicórnio dos oceanos’. A raia águia ornamentada (Aetomylaeus vespertilio) tem cerca de 2,4 metros de envergadura e se difere das demais pelos desenhos em suas costas.

Há poucas semanas, a bióloga marinha Jacinta Shackleton teve um surpreendente encontro com essa raríssima raia. “Foi incrivelmente especial para mim encontrar uma espécie muito rara. É algo que nunca esquecerei”, escreveu a pesquisadora em seu perfil no Instagram, onde compartilhou um vídeo de seu mergulho.

Jacinta estava próximo à ilha Lady Elliot, na Grande Barreira de Corais, na Austrália.

Coincidentemente, foi nessa mesma região de Lady Elliot, que há dois meses o fotógrafo Kristian Laine se deparou com outra raridade dos mares, a única raia gigante rosa do mundo (pelo menos vista até hoje).

De acordo com a Lista Vermelha, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), que avalia as condições de sobrevivência de milhares de espécies de animais e plantas no planeta, a raia Aetomylaeus vespertilio é considerada em perigo de extinção. A principal ameaça para a sua sobrevivência é a pesca industrial.

Além da Austrália, a raia ornamentada já foi avistada na China, Índia, Indonésia, Malásia, Maldivas, Moçambique, Filipinas, Taiwan e Tailândia.

Leia também:
Estudo inédito investiga existência de nova espécie de raia gigante na costa brasileira
Única raia gigante rosa do mundo é flagrada em ilha da Grande Barreira de Corais, na Austrália

Foto: reprodução vídeo Jacinta Skackleton

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta