Devido à pressão popular, a constituição aprovada em 2010, no Quênia, determinou que as cédulas e moedas do país não deveriam ter a imagem de nenhum indivíduo, para desta maneira, promover e fortalecer a democracia e os direitos humanos.
Na semana passada, então, o Banco Central do Quênia divulgou as imagens das novas moedas que entrarão em circulação, com figuras de animais nativos africanos e tão queridos a seu povo, apesar de ameaçados pela caça ilegal e o tráfico de marfim.
Nas moedas de 1, 5, 10 e 20 shillings (centavos) aparecem girafas, rinocerontes, leões e elefantes.
A moeda com a imagem de uma girafa na savana africana
As novas moedas passam a ser o símbolo também do desejo do povo de presenciar o renascimento do país e sua prosperidade. O texto da nova constituição diz que “… nós, o povo do Quênia, respeitamos o meio ambiente, o qual é nossa herança, e prometemos protegê-lo para o benefício das futuras gerações”.
Segundo o banco central queniano, o novo design também é mais acessível a pessoas com problemas visuais.
As moedas antigas, que continuarão em circulação, tinham as efígies dos três ex-ditadores do Quênia: Jomo Kenyatta, Daniel arap Moi e Mwai Kibaki. Os quenianos viam isso como uma forma de promoção pessoal e desses “políticos” tentaram personificar o poder do Estado.
Daniel arap Moi ficou 24 anos no poder. O país africano tem um passado que quer muito esquecer. Mas está seguindo em frente, valorizando finalmente uma de suas maiores riquezas, a vida selvagem.
No Brasil também temos animais estampados em nossas notas de real – o beija-flor, a tartaruga-de-pente, a garça branca, a arara-vermelha, o mico-leão-dourado, a onça-pintada e a garoupa.
Leia também:
Quênia proíbe produção, venda e uso de sacolas plásticas com pena de multa e até prisão
Artesãos do Quênia transformam chinelos jogados no mar em bichos incríveis e coloridos
Roseline Orwa, pelos direitos das mulheres do Quênia
Imagens: divulgação Banco Central do Quênia
Muito legal isso. Animais costumam ser mais coerentes e verdadeiros em suas ações e intenções, além de muito mais bonitos e fotogenicos, claro.