Quem são os brasileiros que brilharam ao receber prêmios em 2020 e conquistaram nossa admiração

Quem são os brasileiros que brilharam ao receberem prêmios em 2020 e conquistaram a admiração de nossos leitores

Apesar de acharmos que não há muito o que comemorar ao final de 2020, apesar de todas as adversidades que enfrentamos frente à pandemia da COVID-19 e às tragédias ocorridas na área ambiental no Brasil, alguns brasileiros nos encheram de orgulho e nos mostraram que há motivos para termos esperança e há profissionais excepcionais no nosso país, e que nas suas diferentes áreas de atuação, estão quebrando barreiras e conquistando vitórias.

Quando criamos o Conexão Planeta, em 2015, tinhamos em mente um objetivo claro:

“Nossa missão é Inspirar para a Ação. Queremos que a cada texto lido, mais e mais brasileiros sejam estimulados a tomar parte deste grande movimento. Não estamos sozinhas! Milhões de pessoas no mundo todo têm ido às ruas para mostrar que desejam uma sociedade mais justa e igualitária. E há também aquelas que transformam o lugar onde vivem com pequenas ações, que se multiplicam. Estamos nos juntando a elas. Porque estamos todos conectados”.

É por isso que, assim como fizemos no final de 2019, ao chegar nos últimos momentos de 2020, vamos relembrar os brasileiros, e especialmente, brasileiras, que brilharam dentro e fora do nosso país. Pesquisadores e cientistas que, graças a seu esforço, determinação e trabalho árduo, ganharam reconhecimento através de importantes prêmios.

Nossa homensagem a todos eles! Brasileiros e brasileiras que conquistaram a nossa admiração e de nossos leitores. E são fontes de inspiração para todos nós.

Patrícia Medici e Gabriela Cabral Rezende

Quem são os brasileiros que brilharam ao receber prêmios em 2020 e conquistaram nossa admiração

As pesquisadoras brasileiras receberam o maior prêmio de conservação ambiental do mundo. Patrícia dedica sua vida à proteção da anta brasileira e Gabrielapesquisa o mico-leão-preto. Elas foram escolhidas pelo Whitley Fund Nature para receber o Whitley Award pelo trabalho científico que desenvolvem em programas do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas (leia reportagem completa neste link).

Rafaella de Bona Gonçalves

Quem são os brasileiros que brilharam ao receber prêmios em 2020 e conquistaram nossa admiração

A estudante brasileira desenvolveu um absorvente interno com fibra de banana para mulheres em situação de rua e ganhou um prêmio de design. A curitibana Rafaella de Bona Gonçalves quer tornar realidade seu projeto que já ganhou prêmio internacional pela criatividade e pelo design inovador, além do impacto social (mais informações neste texto).

 Filipe Vargas Ferreira

Quem são os brasileiros que brilharam ao receber prêmios em 2020 e conquistaram nossa admiração

O brasileiro foi um dos vencedores de um prêmio global com um projeto de um polímero biodegradável a partir da celulose. O mineiro foi um dos 25 selecionados pelo Green Talents 2020. Ele desenvolveu um polímero para ser usado em embalagens e como implantes médicos (a reportagem completa está aqui).

Patrícia de Medeiros 

Quem são os brasileiros que brilharam ao receber prêmios em 2020 e conquistaram nossa admiração

A cientista pernambucana conquistou um prêmio global com um estudo sobre plantas alimentícias não convencionais, como araçá, cambuí e ingá. Ela ficou entre as 15 pesquisadoras do mundo inteiro vencedoras do International Rising Talents. Patricia estuda as PANCs e sua relação e benefícios com comunidades locais. Seu trabalho busca diversificar a dieta da população nordestina (conheça mais sobre seu trabalho neste texto).

 João Aprígio de Almeida

O coordenador da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano recebeu um dos mais importantes prêmios da saúde mundial. Há mais de 30 anos ele está a frente do programa brasileiro, que é referência mundial, e já teve seu modelo replicado em mais de 20 países (leia matéria completa neste link).

Silvania da Silva Teixeira

A cientista está entre cinco vencedoras do Prêmio Mulheres na Ciência nos Estados Unidos. Ela estuda um tratamento inovador para diabetes, usando um metabólito do hormônio tireoidiano, e sonha com o dia em que não será mais necessária a aplicação de insulina (saiba mais sobre sua históra aqui).

Alessandra Korap Munduruku 

Uma das maiores líderes indígenas do país recebeu um prêmio internacional de direitos humanos. Ela luta pelos direitos dos povos indígenas, pela demarcação de terras e contra a mineração. E, por isso, ganhou o prêmio Robert F. Kennedy, que, além de US$ 30 mil, dá apoio contínuo de treinamento, estratégias e capacitação (veja mais de sua história aqui).

Dayvid Almeida

O designer brasileiro ganhou um prêmio mundial com um projeto de mobilidade urbana inovador e futurista. O pernambucano de 27 anos foi o grande vencedor do Moving’on Challenge Design 2020, desafio dedicado à mobilidade sustentável. Seu veículo, o MUT.E , foi inspirado no polvo (saiba mais sobre esse projeto inovador neste outro post).

Rede de Sementes do Xingu

A Rede de Sementes do Xingu venceu um prêmio internacional que promove iniciativas climáticas inovadoras em todo o mundo. Reunindo coletores indígenas, urbanos e agricultores familiares, é a maior rede de comercialização de sementes nativas do Brasil e foi escolhida entre mais de 200 propostas de todo o mundo (descubra mais sobre este projeto incrível aqui).

Gralha Azul – Turismo e Aventura

O projeto que alia ecoturismo a geração de renda para comunidades rurais no Paraná ganhou um prêmio da ONU. A iniciativa “Gralha Azul – Turismo e Aventura”, criada no pequeno município de Turvo, venceu o “Rural Youth Innovation Award”, para a região da América Latina e Caribe, na categoria “Geração de Renda” (aprenda mais sobre este projeto nesta reportagem).

Mídia Índia

Os indígenas receberam um prêmio internacional pelo trabalho de divulgação da realidade dos povos tradicionais na Amazônia. A ‘Mídia Índia’ foi reconhecida com o Prêmio Joan Alsina de Direitos Humanos da Espanha pela valiosa contribuição dessa plataforma em um momento de tantas ameaças (confira reportagem neste link).

Fotos: divulgação/arquivos pessoais

Conexão Planeta

Site de jornalismo independente, com profissionais e especialistas das mais diversas áreas, que escrevem sobre sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Sua missão é disseminar informação de maneira clara, didática e imparcial, e inspirar as pessoas a transformar o mundo em um lugar melhor. Com o slogan Inspiração para a Ação, o site deseja que a cada texto lido, mais pessoas sejam estimuladas a tomar parte neste grande movimento de transformação e mudança

Deixe uma resposta