PUBLICIDADE

Que tal uma casa pré-fabricada, impressa em 3D, feita com plástico reciclado e de baixo custo?

Casas pré-fabricadas em impressora 3D, feitas com plástico reciclado

O setor da construção civil é o maior consumidor global de matérias-primas e responsável por aproximadamente 20% das emissões totais de carbono do mundo. Mas na última década, de tempos em tempos surgem inovações para tornar essa indústria mais sustentável, como por exemplo, o concreto produzido com borracha de pneus descartados sobre o qual escrevi há pouquíssimo tempo. Casas fabricadas em impressoras 3D também não são uma novidade, mas pré-fabricadas e confeccionadas com polímeros plásticos reciclados, opa, aí é coisa nova!

A tecnologia foi desenvolvida por uma startup da Califórnia, nos Estados Unidos, a Azure Printed Homes. Fundada em 2019 por dois profissionais com larga experiência na construção civil que decidiram investir num modelo de negócios mais sustentável.

Para quem já construiu ou reformou qualquer coisa, sabe bem que em qualquer parte do mundo, obras envolvem atrasos, falta de material e custos extras ao final. E é esse um das vantagens, que segundo os criadores da Azure, as novas casas têm: elas ficam prontas em média, 70% antes do tempo de uma construção tradicional, e com um valor de 20% a 30% mais barato. E 90% do plástico utilizado na impressão 3D é proveniente de garrafas plásticas recicladas.

“Nosso objetivo é desenvolver casas mais rapidamente, mais economicamente e com muito menos impacto ambiental”, afirmam os sócios Ross Maguire e Gene Eidelman.

Casas pré-fabricadas em impressora 3D, feitas com plástico reciclado

Showroom de uma das casas fabricadas pela Azure: impressão com plástico reciclado

Nesse primeiro momento, a startup só fabrica pequenas casas, estúdios e escritórios modulares. Aos poucos e com novos parceiros, a Azure sonha também em atacar outro problema, não apenas o ambiental. Os fundadores da startup querem ajudar a enfrentar a crise de falta de moradia na Califórnia.

Leia também:
Casa construída com impressora 3D, em menos de 24 horas, pode ser solução para problema de moradia
Concreto fotovoltaico: a inovação (sustentável) da construção civil
Tijolo feito com plástico reciclado torna construção mais sustentável
“Políticas públicas sérias para mudanças climáticas precisam focar a construção civil”
Arquitetos apostam em jardim vertical para reduzir barulho e poluição na construção civil

Fotos: divulgação Azure

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE