PUBLICIDADE

Quase 65 anos após despoluição, rio Tâmisa abriga rica vida marinha: focas, enguias, cavalos-marinhos e até, tubarões

Esta é uma história da qual não me canso de escrever. Este já é meu terceiro artigo sobre a recuperação do rio Tâmisa, o mais famoso da Inglaterra, que corta a capital Londres. E a razão pela qual acho tão importante divulgar o que aconteceu e vem acontecendo com ele é porque o que foi feito por lá deve servir de exemplo para o mundo todo. Faz quase 65 anos que o Tâmisa foi despoluído.

Relatos históricos revelam que no passado o rio chegou a ser chamado de “Grande Fedor”. A poluição era tanta e seu cheiro tão insuportável, que sessões no Parlamento, que fica em suas margens, eram canceladas tal o seu odor.

Declarado biologicamente morto em 1957, já que não possuía mais oxigenação em suas águas e com isso não havia possibilidade de ter vida marinha alguma nele, o Tâmisa passou por um longo processo de descontaminação. Um eficiente sistema de captação de esgoto foi implantado e leis rígidas foram adotadas para evitar que dejetos fossem despejados nele. Diversas organizações ambientais também participaram e ainda trabalham ativamente para que esse estuário se mantenha saudável.

Em levantamentos anteriores, sinais já traziam evidências que o Tâmisa voltava a abrigar diversas espécies, como golfinhos, toninhas e até, pequenas baleias, que mostravam através do aumento de suas populações que a qualidade do rio tinha melhorado. Só em 2019, foi registrado o nascimento de mais de 100 focas em suas águas.

Agora, um novo monitoramento realizado pela Zoological Society of London (ZSL) traz mais boas notícias. O relatório State of the Thames Report aponta um aumento na presença de uma variedade de espécies de pássaros, mamíferos marinhos e habitats naturais. Entre algumas das “descobertas” surpreendentes que vivem no Tâmisa estão cavalos-marinhos, enguias e até três espécies de tubarão (mas que são inofensivos para os seres humanos). Uma delas, inclusive, o tubarão Tope (Galeorhinus galeus), que aparece na imagem abaixo, foi reclassificado em 2020 de vulnerável a criticamente em perigo de extinção.

As análises feitas na água indicam que uma melhora em sua qualidade, com concentrações de oxigênio dissolvido (OD) mostrando um aumento positivo entre 2007 a 2020. Especialistas explicam que baixas concentrações de OD podem matar peixes e causar impacto em espécies-chave que vivem no rio. Também foi notada uma redução de fósforo, resultado das obras de tratamento de esgoto.

“Este relatório nos permitiu realmente observar o quão longe o Tâmisa chegou em sua jornada de recuperação desde que foi declarado biologicamente morto e, em alguns casos, definir estratégias para o futuro”, diz Alison Debney, responsável pelo Programa de Conservação da ZSL.

Focas na margem do Tâmisa

Todavia, infelizmente, não há apenas boas novas. O aquecimento global já mostra seus efeitos sobre o Tâmisa. As mudanças climáticas aumentaram a temperatura dos cursos de água em Londres em 0,2⁰C, por ano, em média. Além disso, o nível do rio tem subido 4,26 mm anualmente desde 1990.

“Se vamos enfrentar a emergência climática, a natureza precisa estar no centro de nossa solução, tanto para desacelerar o ritmo das mudanças futuras quanto para se adaptar àquelas que já estamos presenciando”, alerta Alison.

Com 346 km, o Tâmisa é o rio mais longo da Inglaterra e o segundo mais longo do Reino Unido, depois do Severn. Nele vivem 115 espécies de peixes e 92 de aves. Ao longo de suas água estão também quase 600 hectares de zonas húmidas costeiras, que são inundadas e drenadas pela água salgada trazida pelas marés. habitat crucial para uma variedade de vida selvagem.

O rio inglês faz parte ainda da vida de 9 milhões de pessoas, que dependem dele para ter acesso a água potável, alimentos, meios de subsistência e proteção contra inundações costeiras.

“Um futuro resiliente tanto para as pessoas quanto para a vida selvagem dependerá da proteção dos habitats naturais remanescentes, reconectando e restaurando e inovando em novas formas de maximizar as oportunidades para a vida selvagem no ambiente urbano”, ressalta a representante da ZSL.

Leia também:
Em Londres, crianças entregam petição com mais de 100 mil assinaturas para que Família Real restaure florestas
Casas de bairro de Londres serão aquecidas com energia gerada pelo metrô
Londres anuncia instalação de mais bebedouros em projeto para combater uso de garrafas plásticas
Londres cria “corredor de abelhas”, com 11 quilômetros de flores, para atrair e preservar insetos polinizadores

Fotos: David Clode on Unsplash (abertura), D Ross Robertson/Wikimedia Commons (tubarão) e demais divulgação © ZSL (focas e enguia)

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CVA BR
CVA BR
2 anos atrás

Isso, sim, deve ser uma preocupação mundial e motivo de empreendimento de esforço social a ser propagado e difundido em todo o mundo. O mundo está estranho com pautas muito mais estranhas.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE