PUBLICIDADE

Quanto maior, melhor: cientistas desvendam mistério do tamanho do nariz do macaco-narigudo

Quanto maior, melhor: cientistas desvendam mistério do tamanho do nariz do macaco-narigudo

Por muito tempo cientistas suspeitaram que o nariz avantajado do macaco-narigudo (Nasalis larvatus), que vive em árvores das florestas da Ilha de Bornéu, no sudeste asiático, servia para atrair as fêmeas. Em muitas espécies do mundo animal, machos desenvolveram certas características ou se utilizam de alguns rituais para conseguirem acasalar, se reproduzir e gerar mais descendentes.

Mas agora um estudo recém-divulgado por pesquisadoras da Australian National University (ANU) soluciona esse mistério e revela qual a real função desse membro de tamanho incomum do macaco-narigudo.

Katharine Balolia e Pippa Fitzgerald analisaram crânios de macacos da espécie disponíveis em coleções de museus. Através de medições da cavidade nasal, feita com a ajuda de escaneamento 3D, elas descobriram que o formato da estrutura óssea evoluiu para que eles pudessem emitir sons mais altos e profundos.

PUBLICIDADE

“Descobrimos que os machos têm cavidades nasais muito maiores e com formato diferente em comparação às fêmeas”, explica Katharine. “Ser capaz de emitir chamados mais altos e fortes graças a uma cavidade nasal maior e mais longa ajuda os macacos machos a afirmarem sua saúde e domínio e assim, a atrair as fêmeas e afastar outros machos”.

As pesquisadoras, que publicaram um artigo sobre a descoberta na revista Scientific Reports, ressaltam ainda que, para os macacos-narigudos conseguir vocalizar com mais força é uma vantagem devido ao habitat em que vivem.

“Os macacos-narigudos vivem em manguezais costeiros e ambientes florestais e muitas vezes não conseguem se ver através das árvores. Chamados tão altos e nasalizados são importantes para a comunicação uns com os outros, especialmente entre os machos”, diz Katharine.

Segundo ela, o tecido carnudo do nariz provavelmente aumentou com o tempo, pois melhorou a capacidade de emitir sons e rugidos nasais. Os macacos-narigudos endireitam rigidamente o nariz ao fazer esses chamados. “As fêmeas podem ter começado a achar narizes grandes visualmente atraentes para selecionar um parceiro, pois era um sinal de saúde e domínio.”

Outro achado da pesquisa é que a cavidade nasal dos indivíduos dessa espécie aumenta com a idade, comprovado pelos narizes maiores dos mais velhos.

Quanto maior, melhor: cientistas desvendam mistério do tamanho do nariz do macaco-narigudo

Um macho, com seu enorme nariz, no Parque Nacional de Bako, na Malásia
Foto: Danielle Brigida, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

*Com informações e entrevistas contidas no texto divulgado pela Australian National University

—————————–

Agora o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia também:
Macaco misterioso na Malásia pode ser um “híbrido”, resultado do acasalamento entre espécies diferentes

Foto de abertura: Charles J. Sharp, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE