PUBLICIDADE

Quando reaberta, trilha de acesso à Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, terá exigência de uso de capacetes por turistas

Quando reaberta, trilha de acesso à Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, terá exigência de uso de capacetes por turistas

Em junho, a administração do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) anunciaram o fechamento temporário da trilha que leva à Baía dos Porcos e também, do acesso à Praia do Sancho, dois dos principais pontos turísticos da ilha. A justificativa era que seriam realizados trabalhos de manutenção para melhor a segurança nesses locais.

Acontece que um estudo geológico que começou a ser feito em abril revelou que havia riscos de desmoronamento das encostas e queda de rochas na escadaria e na trilha percorrida diariamente por centenas de turistas.

Vale lembrar que em janeiro deste ano dez pessoas morreram durante um deslizamento de um imenso paredão de rochas no Lago de Furnas, em Capitólio (MG). A tragédia deixou ainda mais de 30 pessoas feridas. Todas estavam em barcos, que faziam passeios próximo aos cânions.

Em Noronha, a Praia do Sancho tem falésias com cerca de 60 metros de altura. Há muito tempo não era feita uma análise geológica por especialistas.

“O intemperismo comum em Noronha (chuva, tempo seco e sol frequente) provoca, naturalmente, as fraturas nas rochas, o que merece maior atenção dos turistas. É importante respeitar todas as placas dizendo que há risco de desmoronamento e desabamentos, porque são estes os lugares com maiores riscos”, alerta Joana Sanchez, especialista em patrimônio geológico e coordenadora da equipe do estudo.

Quando reaberta, trilha de acesso à Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, terá exigência de uso de capacetes por turistas

Trabalho de análise geológica nas encostas das praias de Noronha

A expectativa é que tanto a trilha como o acesso às duas praias sejam reabertos agora em meados de agosto, mas o ICMBio ainda não divulgou o calendário para tal. Todavia, o órgão anunciou há poucos dias que, assim que os turistas puderem voltar a frequentar esses lugares será exigido o uso de capacete para chegar até eles.

“O capacete será obrigatório porque as rochas são soltas e podem cair. Elas estão caindo, como averiguamos nesta terça (16/08). O capacete deve ser usado para diminuir o risco de um acidente, caso uma rocha caia em uma pessoa que está acessando a praia”, ressaltou Joana.

Ainda segundo uma nota divulgada pelo ICMBio, os turistas deverão respeitar a placas, evitando permanecer perto da encosta, visitar somente no horário da maré baixa, com um monitor sempre presente.

Leia também:
Registro raro mostra pássaro que só existe em Fernando de Noronha alimentando três filhotes
Começa implementação do “Trilha Verde” em Noronha: a partir de 2030 só poderão circular veículos elétricos na ilha
Encurralado por canoas, golfinho rotador salta e cai em cima de turista em Noronha: especialistas denunciam o turismo excessivo na ilha
Após ataque de tubarão em Noronha, governo estuda colocação de telas para garantir segurança de turistas, mas solução divide especialistas

Fotos: Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha/Ian David

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE