PUBLICIDADE

Protestos em Londres e Los Angeles cobram o paradeiro de Bruno Pereira e Dom Phillips na Amazônia

Cresce a indignação contra a inércia e morosidade das autoridades brasileiras ao lidar com o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desde domingo, no Vale do Javari, na Amazônia. Principalmente aqui, no Brasil, e em Londres, onde mora a família de Dom. Mas, hoje, duas manifestações importantes deram outro tom à repercussão do caso.

Vigília por Dom e Bruno

embaixada brasileira em Londres amanheceu cercada por uma corrente de pessoas que cobravam respostas do governo Bolsonaro e questionavam a lentidão das buscas, exigindo mais recursos como helicópteros e um contingente maior de policiais e agentes.

Em primeiro plano, Paul Sherwood eSian Phillips, cunhado e irmã de Dom / Foto: Chris J Ratcliffe / Greenpeace

Elas portavam rosas vermelhas e cartazes com a ilustração impactante produzida com fotos dos desaparecidos pelo brasileiro Cristiano Siqueira – mais conhecido como Cris Vector na internet –, que se espalhou pelas redes sociais e se tornou símbolo de luta pelo resgate dos dois ativistas.

Foto: Chris J Ratcliffe / Greenpeace
Foto: Chris J Ratcliffe / Greenpeace

O protesto foi organizado pelo Greenpeace e contou com a participação de Sian Phillips, irmã de Dom, que declarou ao G1: “Eles” (do governo) “podem fazer mais, podem intensificar as buscas, colocar mais recursos para isso, e se houve alguma atividade criminosa, as pessoas buscarão justiça”.

Após a vigília, Sian e outros parentes de Phillips entraram na embaixada para conversar com as autoridades presentes. Segundo reportagem do G1, o Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido declarou que está em contato com o governo brasileiro.

Manifestantes, na companha de Paul e Sian, entregam carta a representante da embaixada brasileira / Foto: Chris J Ratcliffe, Greenpeace

Recepção “calorosa” em Los Angeles

Bolsonaro chegou hoje a Los Angeles para participar da Cúpula das Américas, que reúne (alguns) líderes de países da América do Sul, Central e Norte. 

Ativistas organizaram uma recepção ‘calorosa’, que transita pelas ruas e expõe o caso de Bruno e Dom, como aconteceu durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, em setembro de 2021 (como contamos aqui).

Foto: reprodução do Facebook

Caminhões portam telões de LED nas laterais circulam pela cidade exibindo mensagens relacionadas ao desaparecimento dos ativistas e terminam o roteiro se posicionando na entrada do local onde é realizado o encontro.

Um dos veículos exibe a mesma ilustração de Cris Vector, com a pergunta que não quer nem vai calar, em inglês:“Where are Dom e Bruno?”. Acima da imagem, uma frase contundente: “Threatened: now missing” (Ameaçados: agora, desaparecidos).

O outro, resume bem o caso: “A British journalist and a Brazilian indigenous expert are missing in a region of the Amazon known for illegal mining” (Um jornalista britânico e um especialista indígena brasileiro estão desaparecidos em uma região da Amazônia conhecida por mineração ilegal).

Faltou dizer que se trata de uma região onde também atuam madeireiros e traficantes de drogas, mas ocuparia muito espaço na tela…

Foto: reprodução do Facebook

Apenas mais um episódio

Bolsonaro aceitou participar da Cúpula das Américas dois dias depois da conversa com o enviado especial do governo americano, responsável pelo encontro, Christopher Dodd, e o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, no Palácio do Planalto.

Se Biden não questionar Bolsonaro a respeito do desaparecimento de Bruno e Dom, espero que a imprensa Internacional não o deixe em paz.

Seria um fiasco tratá-los com desrespeito como faz com os jornalistas brasileiros, mas esta é sempre uma possibilidade. Afinal, não há nada que possa manchar ainda mais a imagem do presidente brasileiro, que chamou o trabalho de Dom e Bruno na Amazônia de “aventura não recomendável”, desqualificando e culpando os dois pela tragédia.

Sua postura desumana – que inclui a inércia nas buscas – diante de um caso tão grave como este é apenas mais um episódio na trajetória de seu perverso governo.

A seguir, assista ao vídeo do Greenpeace sobre a vigília realizada em frente à embaixada brasileira em Londres, no Reino Unido:

_____________

Fotos: Greenpeace (Londres) e reproduções do Facebook (Los Angeles)

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE