PUBLICIDADE

Projeto na Câmara propõe que vaquejada seja considerada “prática desportiva”

Projeto na Câmara propõe que vaquejada seja considerada "prática desportiva"

Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei nº 2452/2011 que propõe que a vaquejada seja considerada “prática desportiva formal“. Apresentado pelo deputado Efraim Filho (DEM-PB), o projeto de lei (PL) já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com 11 votos favoráveis e 7 contrários.

O texto foi aprovado na forma do substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao Projeto de Lei 2452/11, do mesmo deputado. E no último dia 14 de maio, recebeu parecer favorável do relator Fábio Mitidieri (PSD-SE) na Comissão do Esporte. E isso é preocupante, pois está próximo de ser aprovado.

Na vaquejada, dois vaqueiros tentam derrubar um boi ou bezerro puxando-o pelo rabo. É uma tradição muito famosa nos estados do Nordeste.

Todavia, esporte é a realização de uma atividade física com objetivos competitivos e entretenimento de pessoas, sendo que todos os participantes (seres plenamente capazes) estão cientes, e de acordo com a prática, seus riscos e regras. E mesmo no caso de esporte de combate, os envolvidos, que lutam um contra o outro usando certas regras de contato, estão praticando por vontade própria e de acordo com os riscos de lesões na prática.

Não é o caso da vaquejada e qualquer modalidade no rodeio. A atividade é imposta aos animais, tanto cavalos como bois, que sofrem com lesões, sequelas e até mesmo, risco de morte. A cauda desses animais é composta, em sua estrutura óssea, por uma sequência de vértebras. Ao tê-la puxada, eles podem sofrer luxação das vértebras, ruptura de ligamentos e de vasos sanguíneos, sendo que, muitas vezes, ela é arrancada.

Os animais são seres sencientes e incapazes, e não deveriam ser usados nessas práticas que têm como única finalidade entreter as pessoas ignorando a vida e sentimento dos bichos.

Para os animais é uma experiência que causa medo, dor e sofrimento, e ainda, que pode levá-los à morte, como já ocorreu em muitos casos em rodeios e vaquejadas.

Em 2016, o Superior Tribunal Federal (STF) considerou  inconstitucional uma lei no Ceará que regulamentava a vaquejada como prática esportiva e cultural no estado. A decisão se fundamentou no princípio de proteção ao meio ambiente, na parte que fala sobre o sofrimento animal. Por maioria, os ministros da corte entenderam que a prática configura crueldade aos animais.

Na época, em seu parecer, o ministro Luís Roberto Barroso falou sobre o sofrimento de cavalos quando votou contra  vaquejada:

“Em estudo realizado no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande, relataram-se 110 equinos de vaquejada com afecções traumáticas do sistema locomotor no período de 1999 a 2008… As observações do estudo permitem concluir que nas condições da pesquisa, tendinite, tenossinovite, exostose, miopatias focal e por esforço, fraturas e osteoartrite társica são as afecções locomotoras traumáticas prevalentes em equinos de vaquejada… É possível considerar a potencialidade da vaquejada para provocar sofrimento aos equinos usados pelos vaqueiros, ante a gravidade da ação, ou seja, o esforço físico intenso dispendido durante as provas. Contudo, mesmo que se alegue que os equinos envolvidos não estejam sendo submetidos a sofrimento ou que a prática da vaquejada possa ter lugar sem que ocorram lesões nos cavalos usados pelos vaqueiros, a terceira alegação de crueldade praticada na vaquejada a torna, por si só, uma prática cruel”.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) já se posicionou contrário às práticas realizadas para entretenimento que resultem em sofrimento aos animais.

Finalizo com a fala da Ministra Carmen Lúcia sobre práticas que submetem animais à crueldade, especificamente sobre vaquejadas: “Sempre haverá os que defendem o que vem de longo tempo, que se encravou na cultura do nosso povo. Mas cultura também se muda e muitas foram levadas nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida e não só a do ser humano. São manifestações extremamente agressivas contra os animais”.

Vaquejada não é esporte e nem cultura. Vaquejada é crueldade! Esse PL é uma vergonha e jamais deveria ser aprovado.

Se você, assim como eu, é contra a crueldade de animais, diga #PL2452NÃO!

Leia também:
Bolsonaro cria o ‘Dia do Rodeio’… na mesma data que o mundo inteiro celebra o ‘Dia dos Animais’
Projeto de lei defende que exploração animal torne-se “Patrimônio Cultural Imaterial” do Brasil. Vote contra mais este absurdo!
Justiça proíbe provas de laçada de bezerro em Avaré, no interior de São Paulo
Ação no Superior Tribunal de Justiça pede proibição de prova cruel com bezerros na Festa do Peão de Barretos
Morre Asa Branca, locutor de rodeios que, arrependido, denunciou sofrimento e crueldade contra os animais

Foto: divulgação Parque Vale Rico/Vaquejada do Milhão

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
2 anos atrás

Vaquejada e práticas afins são reminiscências de condutas humanas distorcidas contra seres da própria espécie ou não, ao longo dos séculos. Pessoas que sentem prazer em causar desconforto, medo, desassossego, angústia e sofrimento a outros seres vivos são psicopatas não declarados que consideram absolutamente “normais” suas exibições de prepotência, vaidade e sadismo, tanto quanto a platéia insana e demente que os aplaude. Esporte é outro departamento; é preciso não confundir “alhos com bugalhos ” ao se querer, na marra, “tapar o sol com a peneira” nessa “conversa mole pra boi dormir”.

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE