Projeto de lei quer proibir que milhões de pintinhos machos sejam triturados vivos em São Paulo

Projeto de lei quer proibir que milhões de pintinhos machos sejam triturados vivos em São Paulo

Em janeiro de 2019, escrevi sobre esse mesmo assunto aqui no Conexão Planeta nesta outra reportagem. Estima-se que, anualmente, 8 bilhões de pintinhos do sexo masculino são mortos no mundo. Eles são “inúteis” para a indústria aviária, por isso, são abatidos, na maioria das vezes, de forma cruel – triturados -, ainda vivos.

Acontece que as fêmeas colocam ovos, mas os machos não. Além disso, não engordam o suficiente para serem utilizados como carne. Por essa razão, são descartados. A prática comum no mundo inteiro, inclusive no Brasil, começou a ser questionada em diversos lugares, pois já existe uma tecnologia para evitá-la, chamada de sexagem in-ovo.

O método, já em uso na Alemanha, Suíça e França, detecta o sexo dos embriões, o que permite que esses ovos sejam descartados no início do desenvolvimento embrionário, de preferência antes dos seis dias de incubação, pois até esse momento tem-se a garantia que o embrião não tem a capacidade de sentir dor.

Na França, a proibição da trituração de pintos machos entra em vigor este ano.

Projeto de lei quer proibir que milhões de pintinhos machos sejam triturados vivos em São Paulo

Pintinhos machos nascidos na indústria de ovos são considerados inúteis porque não conseguem botar ovos

No Brasil, estimativas apontam que 80 milhões de pintinhos machos sejam triturados, por ano, em suas primeiras 24 horas de vida. “Os animais são jogados ainda vivos em grandes trituradores ou sufocados até em sacos plásticos. É comum encontrar trituradores em mau estado de conservação, com lâminas que não funcionam corretamente e prolongam ainda mais o sofrimento dos animais”, afirma Carla Lettieri, diretora-executiva da Animal Equality Brasil, organização internacional de proteção de animais.

Todavia, já há um Projeto de Lei, o PL 1045, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo, que pede a “proibição do sacrifício de aves através de trituração, eletrocução, sufocamento e qualquer outro meio cruel para fins de descarte”. O texto foi apresentado em 2015 pelo então deputado Feliciano Filho, mas até hoje não foi colocado em votação final.

Segundo o site da Assembleia de São Paulo, em abril do ano passado, o texto foi encaminhado para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mas desde então, não houve seguimento na sua discussão.

Por isso, a Animal Equality Brasil está lançado uma campanha com o objetivo de pressionar os deputados a aprovar o PL.

“É importante que a proibição comece por São Paulo porque o estado é hoje o maior produtor de ovos do país. Vamos trabalhar para que outros estados também adotem a legislação”, destaca Carla.

Projeto de lei quer proibir que milhões de pintinhos machos sejam triturados vivos em São Paulo

Assim que saem dos ovos, os pintinhos já possuem capacidade sensorial de perceber o ambiente em que estão, ou seja, são capazes de entender o que acontece ao seu entorno

O que você pode fazer

A Animal Equality trabalha com a sociedade, governo e empresas para acabar com a crueldade contra animais criados para alimentação. Se você gostaria de contribuir com o trabalho da organização, há três formas super fáceis de ajudar: 

– Inscreva-se no Protetores de Animais, um programa de voluntariado on-line, e comece a ajudar os animais agora mesmo, sem precisar sair de casa;

– Faça uma doação mensal ou pontual. A sua doação é essencial para que a ONG continue documentando o que acontece com os animais em fazendas e granjas industriais; 

– Acompanhe o conteúdo da Animal Equality nas redes sociais e compartilhe as publicações.

E por último, ASSINE A PETIÇÃO neste link pedindo que os políticos de São Paulo contra o massacre desses animais inocentes!

—————————————————————————————————————

*Atualizado às 17h50 para incluir link de petição online e vídeo ao final do texto.

Leia também:
Investigação revela sofrimento e deformação em frangos criados em fazendas para suprir demanda de supermercados
Gripe aviária obriga França a sacrificar 350 mil patos e outros 400 mil serão abatidos em breve
Chega de crueldade e sofrimento: petição pede fim do uso de penas e plumas naturais nos desfiles de carnaval

Artistas retratam sofrimento de animais na campanha e exposição “Sinta na Pele”

Fotos: Animal Equality

7 comentários em “Projeto de lei quer proibir que milhões de pintinhos machos sejam triturados vivos em São Paulo

  • 13 de fevereiro de 2021 em 5:49 PM
    Permalink

    Isso tem q acaba gente não pode continua matando esses pintinho não pela mor meu dia acabo com essa notícia

    Resposta
  • 19 de fevereiro de 2021 em 5:35 PM
    Permalink

    Deus acabe com tudo …isso é terrível…

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2021 em 7:52 AM
    Permalink

    Isso é muito triste fico profundamente triste tem que acabar com isso urgente

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2021 em 9:00 AM
    Permalink

    Crueldade , pare de com assassinato dos pintinhos já !

    Resposta
  • 26 de junho de 2021 em 3:04 AM
    Permalink

    Seria possível que os ovos testados com a sexagem ao invés de descartados sejam distribuídos em periferias ou ao MST/MTST ou eles já estão em idade que não da para consumo de alimentação?
    Assinada a petição!

    Resposta
  • 1 de janeiro de 2023 em 4:51 PM
    Permalink

    IDENTIFICAR O SEXO DO OVO PARA EVITAR O SOFRIMENTO. PELO AMOR DE DEUS!!! QUE BARBÁRIE. HÁ TECNOLOGIA P TUDO, FAÇAM ALGUMA COISA!!! ISSO ACABOU COMIGO ALGUM TEMPO ATRÁS QD SOUBE. FIQUEI ATÉ DOENTE.

    Resposta
  • 14 de março de 2023 em 7:13 PM
    Permalink

    Não consumo mais ovos porque não quero participar desse sistema .

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.