PUBLICIDADE

Projeções em seis capitais brasileiras reivindicam votação do PL que proíbe testes cosméticos em animais

Projeções em seis capitais brasileiras reivindicam votação do PL que proíbe testes cosméticos em animais

Para aproveitar o clima de Páscoa deste ano, a organização internacional de proteção animal Humane Society International (HSI) realizou, ontem (30) à noite, uma ação para chamar a atenção dos brasileiros para a realidade dos testes cosméticos em animais.

Não só! Para também pedir sua ajuda para cobrar Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, para que convoque a votação final do Projeto de Lei (PL) 3062/2022, que proíbe esses testes.

Projeções em seis capitais brasileiras reivindicam votação do PL que proíbe testes cosméticos em animais

As imagens da campanha – ilustradas por coelhos, que são símbolo da Páscoa e os animais mais utilizados como cobaias – foram projetadas em prédios de São Paulo (na Rua da Consolação), Brasília (Biblioteca Nacional), Recife, Maceió, Porto Alegre e Manaus.

“Pedimos aos brasileiros de todo o país que participem da ação para pedir que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, garanta que o PL seja votado sem mais demoras”, conta Antonina Ottoni, especialista sênior em assuntos governamentais da HSI, que explica:

“A venda de cosméticos testados em animais ainda é permitida no Brasil e já passou da hora de o país deixar essa prática cruel e desnecessária para trás”.

Segundo ela, apesar de sermos líder no mercado de cosméticos na América Latina, estamos muito aquém (45ª posição) no ranking de países que eliminaram esses testes do processo de fabricação. 

Nesse quesito, o Brasil está na contramão da Guatemala, Colômbia, Equador, México e Chile. Que vexame!

PL e petição  

Faz onze anos que o Projeto de Lei que visa proibir testes e comércio de cosméticos testados em animais tramita no Congresso Nacional. 

Quando o PL 6602/2013 seguiu para o Senado,onde foi aprovado por unanimidade em 2022 – ganhou nova numeração: PL 3062/22 (Emenda/Substitutivo do Senado). Mas, quando voltou para a Câmara dos Deputados, foi engavetado por Arthur Lira, mesmo com votação em regime de urgência. E só ele pode destravá-lo.

Nesse longo período, a HSI e seus parceiros lançaram petições – também para pedir que o governo federal proíba testes de cosméticos em animais –, que já arrecadaram mais de 1,6 milhão de assinaturas. A última, de 2019, ainda está em vigor: assine e compartilhe!  

Leia também:
STF valida lei do Rio de Janeiro que proíbe testes em animais pelas indústrias de higiene pessoal e limpeza
STF não aceita contestação da indústria de cosméticos e mantém proibição de testes em animais no Amazonas
Governo federal proíbe uso de animais em testes de cosméticos e produtos de higiene pessoal

Mato Grosso do Sul proíbe o uso de animais em testes para a fabricação de produtos de limpeza
Imagens chocantes revelam crueldade e abusos em testes com animais em laboratório na Espanha

_________

Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o soninho e receba as novidades direto no celular.

Fotos: reprodução de vídeos da campanha

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zélia Cláudia
Zélia Cláudia
15 dias atrás

Tudo que se refere à Defesa da VIDA dos animais é tratado com desdém, e indiferença, pelos Órgãos que detém a OBRIGAÇÃO de APROVAR Leis (e FISCALIZAR o cumprimento destas), procrastinando as inúmeras petições de providências para o Direito desses Sees sem Voz! É impressionante, e CRUEL, o descaso com a VIDA dos Animais!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE