PUBLICIDADE

Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia vai preservar 73 milhões de hectares de floresta

Programa Paisagens Sustentáveis deve durar cinco anos e captará mais de US$ 793 milhões em financiamento

Uma iniciativa na Amazônia tem a ambição de unir governos do Brasil, da Colômbia e do Peru para preservar 73 milhões de hectares da floresta – área equivalente a, aproximadamente, 73 milhões de campos de futebol. Trata-se do Programa Paisagens Sustentáveis, que deve durar cinco anos e captará mais de US$ 793 milhões em financiamento.

Juntos, Brasil, Colômbia e Peru respondem por 83% da Bacia Amazônica, que conta com 16 mil espécies de árvores e 2,5 mil espécies de peixes. Para o coordenador do Programa Nacional de Conservação de Florestas do Ministério do Meio Ambiente do Peru, Gustavo Suarez, somente uma sólida colaboração regional pode garantir o sucesso na preservação do bioma.

Além de proteger o território amazônico e a rica biodiversidade da região, o Programa Paisagens Sustentáveis incentivará a gestão sustentável da terra em 52,7 mil hectares.

Outra meta do programa é auxiliar no combate às mudanças climáticas, uma vez que a floresta desempenha papel fundamental na regulação do clima mundial. Estima-se que a iniciativa garantirá a redução de emissão de gases de efeito estufa em até 300 milhões de toneladas até 2030.

O Programa Paisagens Sustentáveis é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do World Wildlife Fund (WWF) e do Banco Mundial.

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE