Professora paulista está entre dez finalistas do Global Teacher Prize, o “Oscar” da Educação

professora paulista que concorre ao Global Teacher Prize

No mês passado, contamos aqui, no Conexão Planeta, a história de dois professores brasileiros – Débora Garofalo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Ary Parreiras, de São Paulo, e Jayse Ferreira, da Escola de Referência de Ensino Médio Frei Orlando, de Itambé, no Pernambuco, que foram selecionados, em 2019, entre os 50 melhores educadores do mundo pelo Global Teacher Prize.

O prêmio anual, considerado um Nobel da Educação, foi criado, em 2014, pela Varkey Foundation. Ele tem como objetivo valorizar a profissão de docente, reconhecendo práticas inovadoras e exemplares nas escolas e desta maneira, inspirar estudantes, comunidades e meio acadêmico.

Pois esta semana, a instituição anunciou os dez finalistas e Débora Garofalo está entre eles. Agora ela competirá, pelo prêmio de US$ 1 milhão, com professores da Argentina, Reino Unido, Holanda, Japão, Estados Unidos, Quênia, Índia, Geórgia e Austrália.

Débora superou a infância pobre e o preconceito de seguir o sonho de lecionar. Trabalhando em uma escola próximo a quatro favelas, na zona sul da capital paulista, ela se deu conta de que os alunos não estavam recebendo a educação que deviam na área de tecnologia para poderem ter alguma chance competitiva na carreira profissional futura.

Através do projeto Junk Robotics, a professora envolveu os alunos na coleta e uso de resíduos para a produção de protótipos, utilizando conceitos de Física e Eletrônica, e com isso, os fez descobrir um potencial que até então eles desconheciam.

Mais de 700 kg de resíduos foram reciclados e transformados em aparelhos de refrigeração, robôs, veículos e helicópteros.

O projeto desenvolvido por Débora se tornou referência para as escolas municipais de São Paulo e desde então, ela treina outros professores a implementarem o programa.

O anúncio dos dez finalistas foi feito, em um vídeo gravado, pelo ator Hugh Jackman. Ele revela que vários membros de sua família são professores e diz acreditar que os verdadeiros super-heróis, que podem realmente mudar o mundo, são os professores. “Este é o trabalho mais importante que existe”, afirma.

Nesta edição do Global Teacher Prize, assim como Débora, os demais finalistas foram escolhidos entre 10 mil candidatos, de 179 países.

O nome do grande vencedor será divulgado no dia 24 de março, em uma cerimônia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Foto: arquivo pessoal/reprodução Facebook

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.