Preso no Maranhão homem que matou onça-pintada negra, raríssima, e divulgou vídeo dando risadas com animal sem vida

Preso no Maranhão suspeito de matar onça-pintada negra, raríssima, e divulgar vídeo dando risadas com animal sem vida

Um vídeo revoltante e cruel circulou nas redes sociais nos últimos dias, provocando consternação e muita revolta. Um homem segura o corpo sem vida de uma onça-pintada negra, na verdade, melânica (uma variação genética muito rara, que ocorre em animais que apresentam mais melanina, o que dá à pelagem uma tonalidade escura). O assassino dá risada e ao lado de outra pessoa, tira fotos, enquanto filma a prova do crime.

Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil do Maranhão, o criminoso já foi preso. O abate da onça foi cometido no território indígena Arariboia, no município de Arame, a 476 km de São Luís. O homem foi detido, em flagrante. Com ele estava o couro da onça abatida, duas armas de fogo do tipo espingarda, munição calibre 20mm, pólvora e materiais utilizados na caça de animais silvestres.

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas. Chega a medir 1,30 metro de comprimento e pesar até 130 kg. Originalmente, este animal era encontrado desde o sudoeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Atualmente, está oficialmente extinto no território americano, é muito raro no México, mas ainda pode ser visto na Argentina, Paraguai e Brasil. A espécie é considerada em risco de extinção. E entre suas principais ameaças está a perda de habitat e a caça ilegal.

No Brasil, somente está liberada a caça de controle a uma espécie animal – exótica e invasora -, o javali-europeu (Sus scrofa) e a seu híbrido, o porco-doméstico (javaporco). Matar QUALQUER outro animal no país é CRIME!

Em nota, a Polícia Civil do Maranhão afirmou que “o preso foi apresentado na sede da Delegacia de Arame para ser submetido aos trâmites exigidos, em seguida recambiado a uma unidade prisional da região. Agora a polícia visa localizar os demais envolvidos no crime”.

Preso no Maranhão homem que matou onça-pintada negra, raríssima, e divulgou vídeo dando risadas com animal sem vida

As provas do crime: crueldade e barbárie

Leia também:
PF deflagra operação para investigar mortes de onças-pintadas (uma delas, monitorada) por envenenamento, no Pantanal, MS
Onça-pintada é morta com mais de 50 tiros de espingarda e jogada de ponte em região de serra de São Paulo
Caçadores matam onça-pintada no Pantanal e penduram cabeça em árvore
Morte de raríssimo alce branco por caçadores provoca comoção no Canadá
Contra a caça de animais silvestres: por mais vida e paz em nossas florestas!

Fotos: reprodução vídeo divulgado pela Ampara Silvestre e divulgação Polícia Civil

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Preso no Maranhão homem que matou onça-pintada negra, raríssima, e divulgou vídeo dando risadas com animal sem vida

  • 22 de outubro de 2021 em 1:29 AM
    Permalink

    Matador de onça ou outro animal silvestre indefeso tinha que pegar era um paredão de fuzilamento.

    Resposta

Deixe uma resposta