PUBLICIDADE

Prefeitura de São Paulo proíbe uso de fogos de artifício barulhentos

Prefeitura de São Paulo proíbe uso de fogos de artifício barulhentos

Festa tem que ser para todos. Assim entendeu a prefeitura de São Paulo, ao sancionar o projeto de lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício que produzem ruído, como rojões, morteiros e bombas. O objetivo é que nas grandes comemorações da capital, quando são utilizados fogos, o barulho não incomode idosos, crianças e animais.

“Essa ação significa um avanço. Queremos informar às pessoas sobre os malefícios que o ruído desses fogos provocam, por exemplo, em crianças autistas, nos idosos adoentados e também nos animais, que têm sistema auditivo muito sensível”, afirma o vereador Reginaldo Trípoli, um dos autores do projeto de lei.

Quem desobedecer a nova legislação, poderá pagar multa de até 2 mil reais. Em caso de reincidência em menos de 30 dias, o valor será dobrado. O texto original incluía também a fabricação e a venda de fogos de artifício com ruídos, entretanto, esta parte foi retirada, o que não faz o mínimo sentido. Proíbe-se o uso, mas não a comercialização?

Outras cidades do estado de São Paulo já aprovaram determinações semelhantes, entre elas, Santos, Campinas e Ubatuba.

Famílias de crianças autistas relatam a ocorrência de convulsões, alto grau de estresse e até situações em que as crianças batem com as cabeças na parede, em dias de explosões de rojões.

No caso de animais, especificamente, o barulho dos fogos provoca desnorteamento, surdez e em algumas situações, ataque cardíaco, sobretudo em aves. Além disso, com medo do ruído, cães e gatos correm sem rumo nas ruas e acabam sendo atropelados.

Apesar de serem bonitos, fogos de artifício precisam ser utilizados com muito cuidado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), os acidentes com eles triplicam no mês de junho, devido às festas juninas em todo o país. As ocorrências mais frequentes são queimaduras nos olhos (inclusive com perda de visão) e nas mãos, que pode acarretar na amputação de dedos.

Foto: domínio público/pixabay

Comentários
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
5 anos atrás

Fogos de artifício são bonitos mas são uma desgraça para os cães que se jogam de andares altos, atravessam ruas desesperados e muitos Pets cardíacos, doentes e velhos chegam a óbito. Humanos idem, no entanto, geralmente entendem que é uma comemoração, ao contrários dos animais que acreditam estar irrompendo a 3a. guerra mundial. Uma aberração a prática de fogos, um atentado à sanidade mental de humanos, animais e aves que aparecem mortas no chão após a “festa”. Com essa louvável e corajosa iniciativa, a Prefeitura aboliu a poluição sonora mas a olfativa permanece para quem não se importa de intoxicar os pulmões respirando pólvora poluindo a atmosfera com o veneno perfeitamente dispensável, inútil e prejudicial para aqueles que abominam a prática, mas nem sempre podem fugir dela.
http://www.greennation.com.br/noticia/fogos-de-artificio-e-seu-impacto-ambiental/775
http://apassarinhologa.com.br/impactos-fogos-artificio-aves/
http://www.blogdaluka.org/2013/01/fogos-de-artificio-bonito-para-os-olhos.html

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE