PUBLICIDADE

Prefeitura acalma nova-iorquinos: “Se você vir um esquilo deitado assim, não se preocupe; está tudo bem. Ele só está se refrescando do calor”

Prefeitura acalma nova-iorquinos: "Se você vir um esquilo deitado assim, não se preocupe; está tudo bem. Ele só está se refrescando do calor"

Nas últimas semanas, mais de 90 milhões de americanos moravam em algum lugar onde havia um alerta de calor extremo. Em várias cidades, sobretudo de áreas do sul e da costa leste do país, os termômetros chegaram aos 40oC. De acordo com o Sistema Nacional de Meteorologia, as altas temperaturas, chamadas pelo órgão de “perigosas e sufocantes”, atingiram Boston, Washington D.C. e Nova York. Nesta última, por ano são 370 mortes associadas com o calor.

Mas não são apenas os moradores da cidade que sofrem com o verão excruciante. Os animais também. Há poucos dias o Departamento Municipal de Parques, o NYC Parks divulgou uma nota acalmando os nova-iorquinos sobre o comportamento dos esquilos nesses meses de verão:

“Se você vir um esquilo deitado assim, não se preocupe; está tudo bem. Em dias quentes, os esquilos se refrescam se esticando em superfícies frias para reduzir o calor do corpo”, explicou o NYC Parks em suas redes sociais.

Chama a atenção a posição “escarrapachada” do esquilo porque, em geral, esses pequenos animais vivem saltando ou correndo para todo lado.

Prefeitura acalma nova-iorquinos: "Se você vir um esquilo deitado assim, não se preocupe; está tudo bem. Ele só está se refrescando do calor"

A imagem divulgada pelo NYC parks: o esquilo tentando aliviar o calor

Biólogos explicam que vários outros mamíferos, inclusive os domésticos, como cães e gatos, usam a mesma estratégia para diminuir a temperatura do corpo. Como na barriga eles têm menos pelos do que em outras partes do corpo, isso os ajuda a esfriar.

Para seus moradores humanos, a prefeitura de Nova York implementou uma série de medidas para lidar com a crise climática e os verões cada vez mais quentes. Além de oferecer subsídios para a compra de aparelhos de ar-condicionado para idosos de baixa renda em 2020, a cidade investiu na pintura de telhados (que eram pretos e agora são brancos, plantio de árvores e criação de espaços ao ar livre onde as pessoas podem buscar sombra.

Já nos zoológicos americanos, assim como nos europeus como mostrei há poucas semanas, os animais estão recebendo atenção especial por causa do calor extremo. No New England Stone Zoo, em Stoneham, no Massachusetts, os cuidadores deram um bloco enorme de gelo para a onça-pintada Seymor e bem no meio dele tinha uma surpresa: um pedaço de carne.

Prefeitura acalma nova-iorquinos: "Se você vir um esquilo deitado assim, não se preocupe; está tudo bem. Ele só está se refrescando do calor"

A onça Seymor e seu blocão de gelo
(Foto: Zookeeper Ashlee)

*Com informações do jornal The Guardian

Leia também:
Calor extremo causa dano ao DNA de filhotes de pássaros, fazendo com que procriem menos e envelheçam e morram mais cedo
Aves estão sofrendo com insolação e morrendo devido ao calor excruciante na Índia
Bilhões de animais marinhos morrem com onda de calor extremo no Canadá
Mais de 300 pessoas morrem no Canadá com calor extremo, que também atinge costa oeste dos Estados Unidos
Calau-de-bico-amarelo – ave ‘prima’ do personagem Zazu de ‘O Rei Leão’ – está em grave risco de extinção devido à seca e ao calor

Foto de abertura: domínio público/pixabay

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE