PUBLICIDADE

Portugal proíbe uso de animais selvagens em circos

Portugal proíbe uso de animais selvagens em circos

Em uma iniciativa muito comemorada por organizações de proteção animal, o parlamento português anunciou que circos estarão proibidos de utilizar animais selvagens, de 40 espécies diferentes, em seus shows.

Com a decisão, mais de 1 mil animais devem ser levados para refúgios de preservação, entre eles, leões, zebras, tigres, camelos e elefantes.

“Animais selvagens não pertencem em circos. As pessoas devem se divertir sem o sofrimento deles”, disse Bianca Santos, diretora de uma ONG, em entrevista à Agence France Presse.

A nova lei entrará vigor somente em 2025, para que até lá, os proprietários de circos tenham tempo de cadastrar os animais e fazer o encaminhamento para os locais determinados.

Em 2009, outra medida havia sido implementada para reduzir o sofrimento de animais em espetáculos. Na época, ficou banido o uso de grandes primatas – gorilas, chimpanzés e orangotangos -, nesses shows.

Como bem lembra a International Organization for Animal Protection, “animais não andam de bicicleta voluntariamente, não ficam de cabeça para baixo ou pulam através de argolas de fogo. Eles não fazem estes tipos de coisas e outras tarefas difíceis porque querem, mas porque têm medo de não fazer”.

Diversos outros países já baniram ou restringiram a presença de animais em shows de entretenimento, entre eles, Suécia, Irlanda, Escócia, Áustria, Costa Rica, Índia, Finlândia e Singapura.

Leia também:
Gigante do turismo para de vender pacotes para parques com orcas em cativeiro
Selfies com tigres podem financiar o tráfico de animais 

SeaWorld acaba com reprodução de baleias orca em cativeiro

Foto: TravelSwiss1/Creative Commons/Flickr 

Comentários
guest

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandra
Sandra
5 anos atrás

Enquanto o ser humano for o explorador de qualquer ser vivo, em vão suplicará a Deus por paz e felicidade ainda que reze em todas as línguas e pronuncie o nome do Altíssimo em todos os idiomas, diante da Sua Justiça será sempre o devedor contumaz, desobediente e infrator, passível de receber as sanções cabíveis no quesito perversidade e perdoado somente após ressarcir todas as suas vítimas inocentes dos prejuízos, quiçá irreversíveis, causados pela sua obstinação no mal. Não apenas contra a Deus pecaram os exploradores de animais, também contra a Natureza, ao sequestrarem de seu habitat e arrastarem seres nativos da floresta para o castigo de fazer o que não querem, parecendo o que não são. Quem paga para aplaudir, igualmente é cúmplice da lambança, tem culpa no cartório, porque não desconhece que animais aprenderem truques em sessões de tortura física extrema, além da psíquica e espiritual, inenarráveis, porque foram zombados, escarneceram de sua dignidade, nobreza, moral e majestade transformando-os em palhaços e fantoches contra a vontade deles, à custa de seu suor e sangue. Em vão suplicarão a Deus por saúde e liberdade, os responsáveis humanos por esses crimes pois, não para impiedosos são as bem aventuranças, nem merecerão ser consolados, se chorarem; ou saciados se tiverem fome e sede, já que, se construíram o próprio inferno, o merecem habitar.

Ana
Ana
5 anos atrás

Acho uma vergonha só agora proibirem … acho que faz uns 20 anos que na Argentina foi proibido animais em circo!

Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE