PUBLICIDADE

Por causa da alta transmissibilidade da ômicron, especialistas recomendam uso de máscaras cirúrgicas no lugar das de pano

Por causa da alta transmissibilidade da ômicron, especialistas recomendam uso de máscaras cirúrgicas no lugar das de pano

Não há mais dúvidas de que a nova variante da covid, a ômicron é muito mais contagiosa. A suspeita inicial de especialistas se confirmou e milhões de casos diários no mundo inteiro são prova de ela é bem mais transmissível do que a delta. Estados Unidos são atualmente o epicentro global da pandemia, mas países da Europa e o Brasil também enfrentam a nova onda de infecções. Nas cidades brasileiras, já há aumento nas hospitalizações e pessoas passam horas e mais horas em filas para conseguirem se testar.

Diante dessa nova realidade – uma cepa muito mais transmissível -, os especialistas alertam que é preciso redobrar os cuidados de proteção e a melhor máscara nesse momento é a cirúrgica, que possui três camadas, no lugar das de pano.

Apesar de mais caras e descartáveis, neste momento, as máscaras cirúrgicas são as mais recomendadas para evitar a infecção pela covid. E em lugares muito lotados, os cientistas até recomendam que sejam usadas duas delas, e nesse caso, a segunda pode ser a de pano.

Por causa da alta transmissibilidade da ômicron, especialistas recomendam uso de máscaras cirúrgicas no lugar das de pano

O ideal é usar a máscara cirúrgica, que possui três camadas de proteção

Pesquisadores já sabem agora que a principal forma de transmissão do SARS-CoV-2, o vírus que provoca a covid, é pelo ar.

Testes realizados nos Estados Unidos demonstraram que as máscaras de pano conseguem barrar gotículas maiores de aerossóis ou partículas potencialmente carregadas de vírus transportados pelo ar se pessoas infectadas estiverem presentes, mas há uma parcela de vazamento interno e externo.

Outra opção são as máscaras de pano com várias camadas e um maior número de fios no tecido, que têm desempenho superior em comparação com camadas únicas com menor número de fios.

Infelizmente sabemos que nem todo mundo tem condições de comprar máscaras cirúrgicas. Caso seja o seu caso, use então duas máscaras de proteção!

Gráfico acima é de estudo publicado recentemente e mostra a eficiência das diferentes máscaras
para evitar a contaminação do vírus

*Com informações da CNN Internacional

Leia também:
Estudo científico compara eficácia de diferentes modelos de máscaras comercializadas no Brasil
Ao jogar máscaras no lixo, não esqueça: corte o elástico antes!
A pandemia dos não-vacinados: OMS alerta que 90% dos doentes com casos graves de covid não tomaram a vacina
Cientistas envolvidos no desenvolvimento das vacinas contra a covid são escolhidos “Heróis do Ano” pela revista Time
Brasileiro que detectou a ômicron na África do Sul está na lista da Nature daqueles que fizeram a diferença na ciência em 2021

Fotos: © rawpixel

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE