PUBLICIDADE

Plantas estão se polinizando sozinhas para sobreviver à redução de insetos na natureza

Plantas estão se polinizando sozinhas para sobreviver à redução de insetos na natureza

Insetos polinizadores têm uma função importantíssima na natureza, já que atraídos pelo néctar das plantas, acabam levando o pólen de uma para outra, garantindo sua fecundação. Mas o que acontece quando há uma redução desses animais no mundo todo como a que estamos vendo atualmente? Pelo que descobriram pesquisadores da França, algumas plantas estão evoluindo e se polinizando sozinhas para sobreviver.

O que os cientistas perceberam é que amores-perfeitos silvestres encontrados numa região rural próxima a Paris estão 10% menores e produzindo 20% menos néctar do que há 20 ou 30 anos. Além disso, eles são menos visitados por polinizadores.

“Os sistemas de reprodução de plantas podem evoluir rapidamente em populações naturais face às mudanças ambientais contínuas. A rápida evolução para uma síndrome de autofecundação pode, por sua vez, acelerar ainda mais o declínio dos polinizadores, num ciclo de feedback eco-evolutivo, com implicações mais amplas para os ecossistemas naturais”, alertam os pesquisadores em um artigo científico publicado no jornal New Phytologist esta semana.

PUBLICIDADE

Um levantamento feito em 2020 revelou que quase 25% dos insetos do mundo desapareceram nos últimos 30 anos. Globalmente, essa redução foi maior nos Estados Unidos e na Europa. Os pesquisadores não sabem apontar, entretanto, qual a causa exata pela diminuição desses animais, mas acreditam que a destruição de habitats (desmatamento) e o uso de pesticidas podem ser os principais responsáveis.

“Nossos resultados mostram que as interações ancestrais que ligavam os amores-perfeitos aos seus polinizadores estão desaparecendo rapidamente”, diz Samson Acoca-Pidolle, principal autor do estudo e pesquisador de doutorado na Universidade de Montpellier, em entrevista ao jornal The Guardian. “Ficamos surpresos ao descobrir que essas plantas estão evoluindo tão rapidamente”.

*Com informações contidas no site do Le Centre nNational de laRecherche Scientifique

Foto de abertura: © Samson Acoca-Pidolle

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE