PUBLICIDADE

Pior índice dos últimos dez anos: aumento do desmatamento na Amazônia chega a quase 30% em 2021

Pior índice dos últimos dez anos: aumento do desmatamento na Amazônia chega a quase 30% em 2021

Como já era de se esperar diante do monitoramento mensal feito no ano passado, dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgados hoje (17/01) confirmam uma triste notícia: a destruição na Amazônia cresceu 29% em 2021, chegando a 10.362 km², o maior índice dos últimos dez anos.

Segundo a análise do Imazon, de janeiro a dezembro foi devastada uma área de mata nativa que equivale à metade do estado de Sergipe.

Mês a mês o Pará foi se consolidando como o principal responsável pelo desmatamento da floresta. O estado sozinho destruiu 4.037 km². Mas em toda a Amazônia Legal, formada por nove estados, apenas o Amapá não registrou aumento de área desmatada no ano passado em comparação a 2020.

“Os estados realizam ações de combate ao desmatamento, porém elas acabam sendo insuficientes diante da crescente devastação que a Amazônia está enfrentando. Os estados precisam assumir o compromisso de intensificar as ações de fiscalização”, destaca Larissa Amorim, pesquisadora do instituto.

Pior índice dos últimos dez anos: aumento do desmatamento na Amazônia chega a quase 30% em 2021

Gráfico revela que a tendência de aumento começou em 2018 e segue em ritmo acelerado

Um fato bastante preocupante é o que revela onde está mais concentrado o desmatamento. Cruzando informações sobre as áreas desmatadas com o banco de dados do Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), os pesquisadores do Imazon observaram que 4.915 km² foram devastados dentro de territórios federais. “Isso corresponde a 47% de todo o desmatamento registrado na Amazônia no ano passado”, alertam.

Também foi percebido um aumento no desmatamento dentro de Unidades de Conservação, as UC’s, criadas justamente para proteger a biodiversidade brasileiras. Nesses locais, houve um salto de 10% entre 2020 e 2021.

“Para combater o desmatamento, é necessário intensificar a fiscalização, principalmente nas áreas mais críticas. Aplicar multas e embargar áreas desmatadas ilegalmente”, ressalta Larissa.

Pior índice dos últimos dez anos: aumento do desmatamento na Amazônia chega a quase 30% em 2021

As supostas áreas protegidas onde a destruição continua sem freio

————————————————————————————————————

*O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), desenvolvido pelo Imazon, é uma ferramenta que utiliza imagens de satélites (incluindo radar) para monitorar a floresta. Além do SAD, existem outras plataformas que vigiam a Amazônia: Deter, do Inpe, e o GLAD, da Universidade de Maryland. Todas são importantes para a proteção ambiental, pois garantem a vigilância da floresta e a emissão de alertas dos locais onde há registro de desmatamento. Os dados fornecidos ajudam os órgãos de controle a planejarem operações de fiscalização e identificarem desmatadores ilegais.

Leia também:
O Brasil perde o poeta Thiago de Mello, um dos maiores defensores da Floresta Amazônica
Nova espécie de cogumelos bioluminescentes é descoberta na Amazônia
Oito das maiores redes de supermercados da Europa anunciam que não comprarão mais carne brasileira associada ao desmatamento
Descoberta uma nova espécie de tartaruga na Amazônia, com características completamente diferentes das demais já conhecidas
Marcas da moda, como Zara, Prada e Nike, são coniventes com desmatamento da Amazônia brasileira, denuncia organização internacional

Foto: Felipe Werneck/Ibama via flickr e gráficos Imazon

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE