Sebastian Vettel, piloto alemão de F1, convida crianças a construirem ‘hotel para abelhas’

No próximo fim de semana, os motores vão roncar no circuito Red Bull Ring na Estíria, devido ao Grande Prêmio de Fórmula 1 da Áustria. Os pilotos circulam pela cidade há mais de uma semana para se preparar para a prova. Entre eles está Sebastian Vettel, piloto alemão da equipe inglesa Aston Martin, 10º colocado no campeonato, que tem aproveitado seu tempo de folga de um jeito diferente dos colegas.

Super engajado em causas relacionadas à sustentabilidade ambiental – em especial à proteção das abelhas -, Vettel apoia a campanha da organização BioBienenApfel von Frutura, em seu país. Nas redes sociais o movimento usa a hashtag #BioBienenApfel, como você pode ver no Instagram.

A Bio Bienen Apfel trabalha com a conservação desses polarizadores a partir do plantio de flores orgânicas e da criação de novos habitats para as abelhas. Um dos projetos é a construção de hotéis apícolas, que inspiraram Vettel.

Competição divertida

Com a intenção de sensibilizar as crianças e moradores da região da Estíria a respeito da importância de proteger os insetos – principalmente as abelhas devido à polinização, que garante nossos alimentos – ele lançou um desafio muito criativo “junto com as escolas primárias da Estíria, a fim de trazer as crianças para mais perto do tema da proteção das espécies”, conta o site de Vettel.

Os estudantes deveriam desenhar uma estrutura que abrigasse abelhas, com compartimentos cheios de pequenos troncos, folhas secas, gravetos, no formato de um carro de Fórmula 1. O projeto vencedor, escolhido por Vettel, seria construído em seguida, em local próximo do circuito de Estíria.

No dia 1 de julho, Vettel escolheu o vencedor e partiu para a construção do carro, com a ajuda das crianças.

Vettel mostra o desenho vencedor / Foto: Divulgação

“Eu tinha comigo um grupo de crianças para construir o carro de corrida. A ideia era ter um pouco mais de espaço para os insetos, e, em particular, para as abelhas. Espero que muitas flores floresçam no local e muitas abelhas venham para a sua nova casa”, contou o piloto.

No mesmo dia, quando retornou ao circuito Red Bull Ring, levou vários pacotes de sementes de flores, que são plantas amigas das abelhas, para distribuir para os jornalistas e promover o novo hotel apícola de Estíria.

No vídeo reproduzido no final deste post, dá pra ver as variadas e divertidas sugestões desenhadas pelas crianças e também a animação com que elas participaram da iniciativa do piloto, do início ao fim. Muito lindo!

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1 (F1 Insider), o piloto declarou que é urgente promover a conscientização das pessoas sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e para a nossa sobrevivência, já que garante a produção dos nossos alimentos, e criar mais habitats para esses insetos. 

Cavaleiro do Mel

Para esta temporada da corrida, a escuderia Aston Martin substituiu a Racing Point, adotando a pintura verde utilizada por carros de corrida britânicos em competições automobilísticas há mais de 100 anos. Uma tradição!

Vettel amou a nova cor e já batizou seu carro de Honey Rider, ou ‘Cavaleiro do Mel‘, em tradução livre.

Agora delicie-se com a variedade e a beleza dos projetos para o hotel das abelhas, o “carro” escolhido, o mutirão de construção e saiba como Vettel vê esse projeto. É tudo muito inspirador!

Com informações do site de Sebastien Vettel e da F1

Leia também:
Pesquisadoras desenvolvem técnica menos agressiva para detectar agrotóxicos em abelhas, pólen e mel
Apicultora salva abelhas do extermínio em Austin, EUA, grava façanha em vídeo e viraliza no TikTok
Angelina Jolie posa com abelhas para divulgar programa da Unesco de incentivo a apicultoras do qual é madrinha
Cidade holandesa transforma pontos de ônibus em santuários para as abelhas
Veneno de abelhas mata células de câncer agressivo de mama, mostra estudo internacional
Cientistas criam primeiro mapa com a distribuição global de espécies de abelhas

Fotos: Divulgação/Sebastien Vettel

Um comentário em “Sebastian Vettel, piloto alemão de F1, convida crianças a construirem ‘hotel para abelhas’

  • 16 de julho de 2021 em 6:59 PM
    Permalink

    Olá! O termo hotel “apícola” não é o mais adequado. Pois as abelhas que frequentam o hotel não são as Apis meliferas, e sim as abelhas solitárias. Portanto o termo correto seria Hotel das Abelhas Solitárias.

    Resposta

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.