Pelados pelo clima

ciclistas pelados em protesto contra as mudanças climáticas

Que os britânicos são excêntricos, não é nenhuma novidade. Mas convenhamos, eles também são muito bem-humorados. Amanhã, sábado (10/06), no mesmo dia em uma grande festa, em Londres, vai celebrar o aniversário de 90 anos da Rainha Elizabeth, as ruas da capital inglesa vão ser invadidas por ciclistas nus, durante o World Naked Bike Ride.

O evento, que é realizado em diversos outros países, mas em datas diferentes, é um protesto divertido contra nossa dependência aos combustíveis fósseis e como os carros dominam as ruas das principais cidades do mundo. E também uma celebração à bicicleta e a nudez do corpo. Os organizadores afirmam ainda que a nudez é para mostrar a vulnerabilidade dos ciclistas diante da selvageria do trânsito.

De acordo com o movimento, o que é indecente é a nossa exposição à poluição, produzida pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) dos veículos.

Os participantes sairão de diversos pontos de Londres, atrações turísticas famosas da cidade, como o Hyde e Regents Park, Tower Hill e a estação de trem Kings Cross (aquela do filme Harry Potter).

O passeio acontece desde 2004. E as regras são bem rígidas. Os ciclistas só podem ficar nus durante a pedalada. Antes e depois, devem estar vestidos. Os participantes também podem pintar o corpo, já que vários artistas se oferecem para fazer este trabalho próximo aos locais de largada do World Naked Bike Ride. Além disso, também são incentivados a decorar suas bikes. Tudo para chamar a atenção do público sobre a urgência de proteger o planeta.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 1 milhão de espécies de plantas e animais podem desaparecer da Terra nos próximos 50 anos por causa dos efeitos do aquecimento global, provocado pela emissão de dióxido de carbono, o CO2. Veículos estão entre os principais responsáveis pela liberação deste gás de efeito estufa.

Uma das maneiras que nós, seres humanos, temos para reduzir nossa pegada de carbono é justamente deixando o carro em casa e usando meios de transportes mais sustentáveis e limpos, como a bicicleta.

Não é preciso explicar porque no Hemisfério Norte o World Naked Bike Ride é sempre realizado próximo ao verão. Mesmo assim, a previsão do tempo amanhã para Londres é de céu nublado, com temperatura máxima de 20º graus. Tudo por uma boa causa, certo?!

Foto: bjpcorp/creative commons/flickr

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.