Pela primeira vez em mais de 150 anos, kiwis nascem na natureza em Wellington, na Nova Zelândia

Pela primeira vez em mais de 150 anos, kiwis nascem na natureza em Wellington, na Nova Zelândia

Ambientalistas estão celebrando o nascimento de quatro kiwis numa região de colinas em Wellington, capital da Nova Zelândia. Os filhotes são os primeiros a nascer em vida livre ali em mais de 150 anos. Em 2022, o Projeto Capital Kiwi reintroduziu uma dezena de indivíduos adultos para trazer de volta a espécie, que é a ave símbolo do país e infelizmente, está ameaçada de extinção.

A descoberta dos filhotinhos foi uma surpresa. Voluntários que monitoram os animais encontraram por acaso os kiwis recém-nascidos dentro de um ninho embaixo de uma árvore.

Antes de fazer a soltura dos kiwis no ano passado, foi necessário primeiramente controlar seus predadores. Além de armadilhas instaladas na região para capturar arminhos (uma espécie de mamífero carnívoro que ataca as aves), também foram realizadas palestras com moradores locais para alertar sobre a ameaça de cães domésticos à espécie.

Nativo da Nova Zelândia, o kiwi é peludo, tem um bico longo, não possui asas e por essa razão, não voa. Entretanto, apresenta os sensos do tato, audição e olfato extremamente apurados.

Antes dos exploradores europeus desembarcarem na Nova Zelândia, estima-se que havia milhões de kiwis naquelas terras. Todavia, em 1998, a população já tinha caído para menos de 100 mil, e em 2008, esse número diminuiu ainda mais, cerca de 70 mil.

Um dos principais problemas enfrentados pela espécie é que, de cada 100 ovos de kiwi depositados em tocas na floresta, apenas cinco filhotes chegarão à idade adulta. Seu principal predador é o furão, mas nos dias atuais, cães e gatos domésticos também se tornaram ameaças. Em média, 27 kiwis são mortos por predadores toda semana, com essa taxa, especialistas temem que a ave pode ser extinta ainda em nossa geração.

Pela primeira vez em mais de 150 anos, kiwis nascem na natureza em Wellington, na Nova Zelândia

Dois dos quatro filhotinhos encontrados nos ninhos
(Foto: Christine Stockum / The Capital Kiwi Project)

*Com informações adicionais do site Phys.org

Leia também:
Censo em North Island revela aumento na população de kiwi, ave símbolo da Nova Zelândia, ameaçada de extinção
Neozelandeses lamentam morte de raríssima kiwi branca, ave símbolo do país
Nova Zelândia celebra o nascimento do 2000o kiwi, ave símbolo do país, em risco de extinção

Foto de abertura: Brown Kiwi (2010) by Smithsonian Institution. Original from Smithsonian’s National Zoo. Digitally enhanced by rawpixel

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.