Peixes ganham ajuda de moradores e campainha virtual para cruzar canais de cidade na Holanda

Peixes ganham ajuda de moradores e campainha para cruzar canais de cidade na Holanda

Com cerca de 550 mil habitantes, Utrecht, na Holanda, é uma daquelas cidades pouco visitadas na Europa, mas por isso mesmo, guarda excelentes surpresas para aqueles que decidem explorá-la. Localizada a aproximadamente 50 km de Amsterdam, a capital do país, ela possui uma vida vibrante, com muitos cafés, bares e restaurantes ao longo de seus canais. E agora, durante a primavera, milhares de peixes nadam pelas águas desses canais em busca de um lugar para desovar e se reproduzir.

Todavia, os peixes precisam passar por uma comporta, a Weerdsluis, que nem sempre está aberta. Durante o dia, o funcionário responsável pelo seu funcionamento ainda consegue ver quando há um grande movimento de peixes na água, mas no escuro, fica mais difícil. E para escapar de predadores, como aves aquáticas, por exemplo, eles preferem circular durante a noite, quando ficam mais protegidos.

Então, para ajudar os peixes a passar pela comporta com mais facilidade, dois ecologistas tiveram uma ideia genial e inusitada. Eles instalaram uma câmera subaquática que filma, em tempo real, o local. E convidaram os moradores de Utrecht a acompanhar, pela internet, as imagens. Assim que alguém ver algum peixe perto do Weerdsluis, basta acionar a campainha virtual que está no site e a comporta será aberta!

“No ano passado, trabalhei em Weerdsluis em outro projeto para conscientizar os residentes de Utrecht sobre a vida em nossos lindos canais. Eu estava conversando com o guardião da eclusa, quando de repente vimos um grande número de peixes nadando. Ele então abriu a comporta. Foi aí que tive a ideia para a “campainha dos peixes”, contou Mark van Heukelum.

A solução encontrada também foi uma maneira de engajar ainda mais os moradores da cidade com a natureza a seu redor e a vida que existe nos canais de Utrecht.

Peixes ganham ajuda de moradores e campainha virtual para cruzar canais de cidade na Holanda

As espécies de peixe encontradas nos canais de Utrecht

Veja as imagens ao vivo aqui e não esqueça: se algum peixe aparecer, aperte a campainha!

Peixes ganham ajuda de moradores e campainha virtual para cruzar canais de cidade na Holanda

Registros já feitos pela câmera subaquática na eclusa

Abaixo, o vídeo, em holandês, que mostra como o projeto funciona:

Leia também:
Em expedição, pesquisadores se deparam com espécies de peixes nunca antes registradas em Fernando de Noronha
Seis novas espécies de peixes são descritas na Amazônia
Estudante cria plástico biodegradável com escamas e peles de peixes que normalmente vão para o lixo
Novas espécies de peixes (minúsculos) são descobertas no Mato Grosso do Sul

Fotos: pixabay/domínio público (abertura) e demais divulgação

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Deixe uma resposta