PUBLICIDADE

“Pé de garças” de Uberlândia está entre imagens vencedoras de concurso internacional de fotos de natureza

"Pé de garças" em Uberlândia está entre imagens vencedoras de concurso internacional de fotos de natureza

De Uberlândia para o mundo. Foi com essa imagem linda de um “Pé de Garças” que o brasileiro Rubens Rebouças conseguiu compartilhar a beleza e a natureza dessa cidade mineira. O registro que mostra uma árvore repleta de dezenas de garças durante o amanhecer numa pequena ilha no lago de um parque acaba de ser anunciado como um dos vencedores deste ano do The Nature Conservancy Contest, concurso internacional de fotografia promovido pela organização ambiental de mesmo nome.

A imagem feita por Rebouças conquistou o terceiro lugar na categoria “Água Doce”. Além dele, outro brasileiro foi premiado na competição. O fotógrafo profissional Raphael Alves levou o 1o lugar na categoria “Clima”.

A foto de Alves, logo abaixo, mostra um flagrante do impacto das cheias do rios em Anamã, no Amazonas, em 2021. Uma mulher aparece na janela de uma casa de madeira, segurando um bebê, enquanto o filho brinca na na água. “Anamã é uma “cidade anfíbia” há anos. Sem trabalho, os adultos ficam em casa a maior parte do tempo; crianças, sem aulas e sem espaços públicos de lazer, ficam brincando nas áreas alagadas”, descreveu o fotógrafo.

PUBLICIDADE
"Pé de garças" em Uberlândia está entre imagens vencedoras de concurso internacional de fotos de natureza

No total o The Nature Conservancy Contest tem 12 categorias e duas premiações principais, o Vencedor Principal e a Escolha dos Juízes. Este ano o concurso recebeu 189 mil inscrições, de 191 países.

O prêmio mais importante foi dado para Tibor Litauszki, da Hungria. Sua imagem subaquática, “Entre as Estrelas”, mostra uma salamandra alpina se alimentando de ovos de girinos.

“Consegui fazer essa foto colocando minha câmera em um estojo subaquático, prendendo-a a um peso de metal e colocando tudo sob os ovos. Esperei por perto até escurecer e, quando a salamandra apareceu, acendi uma lâmpada LED. Liguei a câmera com um controle remoto com fio feito em casa”, contou.

"Pé de garças" em Uberlândia está entre imagens vencedoras de concurso internacional de fotos de natureza

Já a foto escolhida pelo júri foi a de Hermis Haridas, dos Emirados Árabes Unidos. Ele conseguiu captar o exato momento em que uma ave começa a alçar voo, com um inseto no bico, contra a luz do amanhecer.

“Esta imagem é uma demonstração clara de paciência, coincidência, adaptabilidade técnica e composição. Bem construída e simplesmente linda. A simplicidade da foto quase torna fácil esquecer quanta espera é necessária para obter uma como ela. A alta velocidade do objeto significa que você precisa estar perfeitamente sintonizado com o momento ideal”, disse o jurado Cole Sprouse.

"Pé de garças" em Uberlândia está entre imagens vencedoras de concurso internacional de fotos de natureza

Em 2021, o fotógrafo brasileiro Daniel De Granville ficou entre os vencedores do Nature Conservancy Contest. Na edição de 2022, Giovani Cordioli, Cristiano Xavier Marcelo Paulo Silva, também do Brasil, receberam “Menção Honrosa” em suas categorias.

Fotos: divulgação The Nature Conservancy

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE