Paulistano que jogar bituca de cigarro na rua poderá pagar multa de até 500 reais

Paulistano que jogar bituca de cigarro na rua poderá pagar multa de até 500 reais

No passado, aquele hábito de muitos fumantes de jogar a bituca do cigarro no chão era visto com normalidade. O cara acabava de fumar e dava um “peteleco” na bituca, que voava pra qualquer lugar.

Com o passar das décadas, descobrimos que esse péssimo comportamento não tem nada de normal. Nem legal! É falta de educação mesmo. E provoca um impacto ambiental que passava despercebido.

Uma pesquisa realizada pela organização americana Ocean Conservancy listou os dez resíduos mais encontrados nas ações de limpezas de praia. E adivinhe o que aparece em primeiro lugar?: sim, ela mesma, a bituca de cigarro!

E o problema não é “apenas” esse. Segundo a Organização Mundial de Saúde, fumar está entre as principais causas do aparecimento do câncer, doença que mais mata no mundo todo, tirando a vida de aproximadamente 8,2 milhões de pessoas por ano.

Mas em São Paulo, um projeto de lei (PL), que tramita na Câmara Municipal, pode deixar a capital mais limpa e ser mais um estímulo para que os paulistanos deixem o cigarro de lado. O texto do vereador Rinaldi Digilio propõe “advertência e multa de R$ 500 a quem que jogar bitucas de cigarros ou de produtos fumígenos derivados do tabaco em vias ou logradouros públicos”.

“Bituca não é biodegradável, por isso, o tempo de decomposição de uma jogada no asfalto pode levar até dez anos, isso porque o filtro dos cigarros é feito de acetato de celulose, um tipo de plástico”, ressalta Digilio.

O PL 499/2019 recomenda ainda que sejam realizadas campanhas educativas e de conscientização para conseguir o apoio e à adesão da população à nova lei, especialmente, durante grandes eventos na cidade.

Dados oficiais apontam que há aproximadamente 1,6 milhão de fumantes na capital paulista e cerca de 14 milhões de bitucas de cigarro são descartadas, por dia, nas ruas de São Paulo.

O projeto de lei já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal e agora espera parecer da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. Depois disso, precisará ser analisado Comissões de Administração Pública e de Finanças e Orçamentos, e só então, ser votado no plenário da casa.

Se os vereadores derem a aprovação final ao texto, ficará nas mãos do prefeito Bruno Covas a sanção do projeto.

Leia também:
Você sabe quais são os dez tipos de lixo mais encontrados nas praias brasileiras?
Beverly Hills é primeira cidade dos Estados Unidos a proibir venda de cigarros e produtos de tabaco
Após diversas mortes, autoridades americanas recomendam que cigarros eletrônicos não sejam mais usados

Foto: domínio público/pixabay

4 comentários em “Paulistano que jogar bituca de cigarro na rua poderá pagar multa de até 500 reais

  • 1 de março de 2020 em 1:13 AM
    Permalink

    kkkkk. quem vai multar? São Paulo tem 300 agentes para fiscalizar TUDO, de publicidade a obras irregulares, TODOS os comércios, igrejas, obras públicas, enfim mais de 700 posturas diferentes. Pra se ter uma ideia, Paraisópolis inteira tem somente UM fiscal da prefeitura. Óbvio que não vai existir fiscalização dessa lei

    Resposta
  • 1 de março de 2020 em 8:53 PM
    Permalink

    despejar cartucho de droga continua podendo né? aqui no bairro diariamente são quilos de pinos pelos chão

    Resposta
  • 5 de março de 2020 em 7:44 PM
    Permalink

    se o fumante for conciente e educado não precisa de fiscal

    Resposta
  • 8 de março de 2020 em 4:34 PM
    Permalink

    sou fumante,e sou dessas pessoas que na maior parte das vezes descarto o cigarro na rua.
    Acho a lei ótima, porem a falta de lixo e cinzeiros em sp é absurda, isso desestimula “ser consciente”.
    da pra guardar papel de bala, panfleto e até o plastico do cigarro quando a gente abre ele, a bituca não tem condições de ser guardada.
    É de saude publica jogar bituca o lixo? sim.
    Cobrar multa pra quem faz isso? sim, desde que existam lixos a cada pequena distancia.

    Resposta

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.