Participe de concurso artístico para celebrar o Dia do Mico-Leão-Dourado: vencedores serão premiados com plantio de árvores

Participe de concurso artístico para celebrar o Dia do Mico-Leão-Dourado: vencedores serão premiados com plantio de árvore

No próximo dia 2 de agosto será celebrado o Dia Internacional do Mico-Leão-Dourado. Endêmico da Mata Atlântica do Rio de Janeiro, ou seja, ele só existe nesse ambiente e em nenhum outro lugar do mundo, o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) se tornou um símbolo da preservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil.

Graças aos esforços de algumas entidades, o número de indivíduos aumentou muito nas últimas décadas. A Associação Mico-Leão-Dourado trabalha desde 1992 pela proteção dos micos. Segundo a entidade, na década de 70 eles foram praticamente extintos pelo tráfico de animais silvestres e pelo desmatamento. Restavam apenas 200 na natureza.

Hoje, a associação estima que sejam aproximadamente 2,5 mil animais na vida selvagem*, em áreas entre os municípios de Rio Bonito, Silva Jardim e Casimiro de Abreu, no estado do Rio.

Participe de concurso artístico para celebrar o Dia do Mico-Leão-Dourado: vencedores serão premiados com plantio de árvore

Para comemorar então esse dia tão especial, a entidade, com sua parceira americana Save the Golden Lion Tamarin, lançou um desafio artístico, no qual pessoas de todas as idades podem participar.

“Expresse seu amor pelo mais dourado primata brasileiro fazendo um desenho, ilustração ou gravura (a escolha é sua!)”, convida o concurso.

O objetivo é criar algo relacionado ao mico-leão-dourado, celebrando a conservação desta espécie ameaçada de extinção.

Três obras serão selecionadas e os vencedores ganharão o plantio de uma árvore nativa, que receberá uma plaquinha com seu nome, no futuro Parque do Mico-Leão-Dourado. Além disso, também ganharão brindes da “Micolojinha”.

O concurso será dividido em três categorias, por diferentes faixas etárias:
● menos de 10 anos
● 10 anos a menos de 16 anos
● Adulto (acima de 16 anos)

Para participar basta enviar uma foto do seu trabalho artístico sobre o mico-leão-dourado para o e-mail: micoleao@micoleao.org.br, em formato pdf ou jpg, incluindo as seguintes informações:

● nome
● idade
● endereço completo
● endereço de email

Mas atenção: você só tem até a terça-feira, 28 de julho, para se inscrever!

Os vencedores serão anunciados no domingo, 2 de agosto – o dia oficial do Mico-Leão-Dourado, na página do Facebook da associação.

Participe!!!

———————————————————————————————

*De acordo com a Associação Mico-Leão-Dourado, a população da espécie chegou a ter mais de 3 mil indivíduos, mas em 2019, muitos morreram por causa da febre amarela, por isso houve uma redução nesse número. Todavia, vale ressaltar, que o mico não transmite a doença para os seres humanos, mas é um importante indicador da presença do mosquito e dos vírus nesses ambientes.

Leia também:
Corredor florestal será novo aliado na proteção ao mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado enfrenta uma nova ameaça: a febre amarela
Mico-leão-dourado: um história de sucesso nos 25 anos de conservação da espécie

Fotos: Andreia Martins/AMLD (abertura) e Haroldo Palo Jr.

Deixe uma resposta

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.