Parque Nacional do Iguaçu: a estrada não é o caminho!

Parque Nacional do Iguaçu: a estrada não é o caminho!

Se aprovado o Projeto de Lei (PL) 984/2019, todos os parques brasileiros correrão um enorme risco de destruição! De autoria do deputado Vermelho (PSD/PR), a proposta defende a reabertura da Estrada do Colono, fechada há mais de duas décadas por decisão judicial.

A rodovia, de cerca de 18 quilômetros, foi desativada em 2001 por “ameaçar a integridade do Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná, e a segurança nacional pela proximidade com a tríplice fronteira”. Na época, a estrada era usada como rota de contrabando entre Brasil, Paraguai e Argentina.

O PL 984/2019 é uma manobra sórdida para desviar a decisão do Poder Judiciário. Se aprovado, pode colocar em risco o título de Patrimônio da Humanidade do Parque Nacional do Iguaçu, assim como aumentar a violência na região e também, trazer uma grave ameaça a espécies locais, algumas em perigo de extinção, como o a onça-pintada (leia mais aqui).

Como já houve decisão em última instância impedindo abertura de estradas em unidades de conservação, o deputado Vermelho (PSD-PR) quer contornar o Judiciário, propondo uma nova categoria de Unidade de Conservação. E isso poderá abrir um precedente para rasgar áreas protegidas de todos biomas… Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

O deputado – que é da base e do mesmo partido do governador do estado, Ratinho Júnior, que se mantém coniventemente alienado da questão – propõe reabri-la. A justificativa? “Restaurar relações socioeconômicas e turísticas na região” (PL 984/2019).

Mas o deputado esquece que a maior restauração já foi feita: quando fechada, a estrada começou a sumir… a mata se regenerou, voltou a unir dois lados do parque importantes para a manutenção da biodiversidade num dos últimos remanescentes da Mata Atlântica.

Nós vamos deixar que nossos parques nacionais sejam rasgados?

Leia também:
Parque Nacional do Iguaçu em perigo! Projeto de estrada que corta a reserva ao meio, em pauta na Câmara dos Deputados
Bolsonaro reforça apoio a deputado que quer reabertura de estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu celebra nascimento de três filhotinhos de onça-pintadaNúmero de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu aumenta 70% em apenas seis anos

Imagem: divulgação movimento #EstradaRasgaParqueNão

Observatório de Justiça & Conservação

O Observatório de Justiça e Conservação (OJC) é uma iniciativa apartidária e colaborativa que trabalha fiscalizando ações e inações do poder público no que se refere à prática da corrupção e de incoerências legais em assuntos relativos à conservação da biodiversidade, prioritariamente no Sul do Brasil, dentre os quais se destacam, a Floresta com Araucária

Deixe uma resposta