Parque em ilha flutuante sobre o rio Hudson vira nova atração em Nova York

Parque em ilha flutuante sobre o rio Hudson vira nova atração em Nova York

À medida que a vida, aos poucos, retorna ao normal em cidades dos Estados Unidos, onde mais de 60% da população adulta já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e regras de restrição começam a ser retiradas, os moradores de Nova York podem voltar a aproveitar a cidade e inclusive, uma nova atração que acaba de ser aberta ao público: um parque sobre uma ilha flutuante no Rio Hudson.

Batizado de “Little Island (Pequena Ilha, na tradução para o português), o parque público foi construído onde antigamente ficava o Pier 45, parcialmente destruído pelo furacão Sandy, em 2012. Todo o projeto foi financiado com recursos particulares da fundação The Diller, mas que contou com a colaboração da Hudson River Trust, organização que trabalha pela conservação do famoso rio de Nova York.

Parque em ilha flutuante sobre o rio Hudson vira nova atração em Nova York

A equipe dos escritórios de arquitetura contratados para desenvolver o projeto se inspirou no design de uma folha flutuando sobre a água. A ideia era criar um ambiente em que as pessoas se sentissem como saindo da cidade e entrando numa floresta encantada, um oásis verde, repleto de boas experiências e cultura.

A ilha flutuante, com quase 10 mil m2, fica sobre 280 pilares de concreto, em forma de tulipas, de diferentes tamanhos, que parecem emergir do rio.

Parque em ilha flutuante sobre o rio Hudson vira nova atração em Nova York

Ao lado de diversas trilhas com muita vegetação – são 350 espécies de flores, árvores e arbustos – , há ainda um anfiteatro, que em breve receberá apresentações de artistas locais para visitantes de todas as idades.

Parque em ilha flutuante sobre o rio Hudson vira nova atração em Nova York

Little Island oferecerá ainda cursos gratuitos para crianças e adultos, incluindo workshops realizados em parcerias com museus e organizações de Nova York, como a Free Black Women’s Library e a Women in
Comics.

O verde que só traz benefícios

Qualquer cidade do mundo sabe da importância da criação de novos espaços verdes dentro do espaço urbano.

Os benefícios que árvores e plantas geram são imensos. Para começar, entre os principais serviços (gratuitos) prestados por elas estão melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora e contribuir para o equilíbrio do clima, sobretudo, tornando as cidades menos quentes nos meses de verão.

Além disso, as árvores são importantes aliadas na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e na redução dos gases de efeito estufa, já que tiram da atmosfera o dióxido de carbono (CO2), gás apontado como sendo o principal responsável pelo aquecimento global.

Abaixo o vídeo que mostra o desenvolvimento do projeto de Little Island:

Leia também:
Um dos mais premiados restaurantes do mundo, o Eleven Madison Park, de Nova York, vai virar vegano
Com 114 anos de atraso, zoológico de Nova York pede desculpa por exibir jovem negro em jaula com macacos
Nova York vai investir US$1,7 bilhão em infraestrutura para melhorar a segurança de ciclistas e pedestres

Fotos: divulgação Little Island/Michael Grimm

Suzana Camargo

Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.

Um comentário em “Parque em ilha flutuante sobre o rio Hudson vira nova atração em Nova York

  • 27 de maio de 2021 em 3:53 PM
    Permalink

    E a quantidade de concreto…? Considerando os recursos não renováveis e a quantidade de CO2 emitida na fabricação do mesmo. Será que houve algum tipo de relatório de impacto e balanço da quantidade de ‘verde’ versus o impacto criado pela fabricação da estrutura?

    Resposta

Deixe uma resposta