PUBLICIDADE

Paris começa 2022 com lei que obriga bares, restaurantes e espaços públicos a oferecer água potável e gratuita

Parte dos esforços de reduzir a geração de lixo e resíduos plásticos, entrou em vigor no último dia 1o de janeiro em Paris e nas demais cidades francesas uma lei que obriga todos os estabelecimentos comerciais e espaços públicos a fornecerem gratuitamente água potável para a população local e turistas. O principal objetivo da nova medida é diminuir a comercialização, circulação e descarte de garrafas plásticas.

A partir de agora cafés, bares, restaurantes e demais estabelecimentos são obrigados a indicar de forma visível em seu cardápio ou nas vitrines o acesso à água gratuita, determina o texto da nova lei. A ideia também é que as pessoas carreguem suas próprias garrafas reutilizáveis.

A Lei dos Resíduos e Economia Circular estabelece ainda:

– a obrigatoriedade de instalação de bebedouros em todos os estabelecimentos abertos ao público;
– a eliminação da distribuição gratuita de água engarrafada em empresas e estabelecimentos abertos ao público.

“Todas estas são medidas concretas que irão ajudar a reduzir o desperdício de plástico e promover o acesso à água para todos – medidas que refletem plenamente os compromissos de acessibilidade à água e uma transição ecológica”, afirma a Eau de Paris, companhia pública de abastecimento de água da capital francesa.

O adesivo que mostra os locais onde é possível solicitar água

Atualmente existem 1.200 bebedouros e pontos de oferta de água na cidade. A meta da prefeitura é, até 2024, fazer de Paris a primeira cidade do mundo sem garrafa de plástico descartável.

Em 1o de janeiro também começou a valer a lei que proíbe embalagens de plástico para frutas e legumes em todo o país. Parte da nova legislação já estava em prática desde 2021, como por exemplo, o fim do uso de copos, talheres e pratos plásticos e de isopor, que deveriam ser substituídos por similares biodegradáveis.

Todavia, o governo francês deu mais dois anos para que a indústria se adaptasse à exigência de encontrar também alternativas biodegradáveis para as embalagens plásticas utilizadas em frutas e legumes. A lei, que inclui 30 tipos desses produtos, entre eles, tomates, berinjelas, maçãs, bananas e laranjas, deixou de fora alguns mais sensíveis, como amoras, ou aqueles vendidos em grandes volumes, com peso superior a 1,5 kg. Estes últimos têm até junho de 2026 para se adequar à atual legislação.

Os estabelecimentos comerciais e empresas que desobedecerem à regra poderão pagar multas que chegam a até 5 mil euros (R$ 95 mil).

Bebedouro público em que se pode encher garrafas de água

O presidente francês Emmanuel Macron estabeleceu uma meta para que 100% do plástico seja reciclado na França até 2025.

Leia também:
Paris ganha edifício com fachada verde, que propõe um novo pacto entre cidade, natureza e saúde
Paris apresenta planos para proibir circulação de carros em centro histórico
Avenida mais famosa de Paris vai ficar mais verde: com mais árvores e espaço para pedestres, e menos carros

Fotos: reprodução Facebook Eau de Paris

Comentários
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Notícias Relacionadas
Sobre o autor
PUBLICIDADE
Receba notícias por e-mail

Digite seu endereço eletrônico abaixo para receber notificações das novas publicações do Conexão Planeta.

  • PUBLICIDADE

    Mais lidas

    PUBLICIDADE