Papa Francisco envia carta ao presidente Lula na COP28, em Dubai

Papa Francisco envia carta ao presidente Lula na COP28, em Dubai

Hoje, 2/12, em suas redes sociais, o presidente Lula mostrou a carta que recebeu do Papa Francisco na COP28 – Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, em Dubai, nos Emirados Árabes (veja a publicação no final deste texto).

Na foto que ilustra o post, ele aparece ao lado do representante do Pontífice, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano (o número dois de Francisco).

Na carta, datada de 29/11, o Papa explica que médicos o desaconselharam a viajar para Dubai e que, por isso, não poderia comparecer à reunião marcada entre eles. Na verdade, confirma o que já havia sido divulgado pelo Vaticano na semana passada: ele sofre de bronquite e estava passando por uma crise.

Papa Francisco envia carta ao presidente Lula na COP28, em Dubai

“Continuo grato pela sua disposição em discutir o futuro de nossa casa comum e os meios mais eficazes de responder aos desafios urgentes enfrentados por nossa família humana. Acredito que poderemos falar juntos em outra ocasião para prosseguir com essas questões”.

“Com sinceros votos de sua própria contribuição para a conferência, renovo os protestos de minha mais alta consideração e estima”, finalizou o papa. 

Pelas redes, o presidente respondeu: “Obrigado ao Papa pela carta. Desejo pronta recuperação e que possamos conversar em breve sobre um mundo mais sustentável e justo”.

Desde que assumiu a liderança no Vaticano, Papa Francisco tem defendido o meio ambiente, um dos pilares de seu pontificado. Esta, seria a primeira vez que um chefe da Igreja Católica participaria da conferência da ONU desde sua criação, em 1995. Que pena.

Leia também:
COP28 começa com aprovação de fundo climático de perdas e danos para países vulneráveis
Mais de US$ 2 trilhões gastos com armas ‘poderiam ter sido investidos no combate à fome e às mudanças climáticas”, diz Lula na COP28
“O planeta não nos pertence, nós pertencemos ao planeta”, alerta Charles na COP28
“Não poderia falar da floresta se tenho, em meu governo, uma pessoa que nasceu na floresta”, declarou Lula ao passar a palavra para Marina na COP28

______________________

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com informações do G1 e Carta Capital

Deixe uma resposta

Mônica Nunes

Jornalista com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na revista Claudia, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, da mesma editora, considerado pela United Nations Foundation como o maior portal no tema. Integrou a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade e, em 2015, participou da conferência TEDxSãoPaulo.